Dow anuncia compra de energia solar da Atlas Renewable Energy

A adição de energia solar à matriz energética de Aratu faz parte do recém-anunciado compromisso global da Dow de reduzir suas emissões líquidas anuais de carbono em 5 milhões de toneladas até o ano de 2030 (Foto: Divulgação)

A Dow passará a usar energia solar nas operações de sua planta em Aratu. Para agregar esta nova fonte de energia à matriz energética da fábrica, a companhia assinou um PPA (Power Purchase Agreement, acordo de compra de energia elétrica, em português) com a Atlas Renewable Energy, empresa comprometida em acelerar o caminho para 100% de energia mais s na América Latina e que já possui parques na Bahia.

Para abastecer a Dow e outras companhias, um novo parque solar será implantado pela Atlas em Juazeiro, no extremo norte do estado. A usina Jacarandá terá capacidade instalada de 187 MWp. A iniciativa da Dow na Bahia é um dos destaques nas metas globais anunciadas pela companhia de reduzir as emissões líquidas anuais de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030, com a meta de ser neutra em emissões globais de carbono até 2050.

A parceria é válida por 15 anos, com início da operação prevista para o primeiro semestre de 2021

Na mesma linha, em outubro de 2019, a Dow assinou um acordo com a Central Puerto para garantir o fornecimento de energia eólica à sua planta em Bahía Blanca, na Argentina. “A parceria com a Atlas aumentará a competitividade da unidade de Aratu e reforça o compromisso da Dow com suas operações na Bahia”, destaca Diego Arango, diretor geral da planta de Aratu. Além de energia solar, a planta de Aratu continuará a ser abastecida por energia hídrica e de biomassa”, completa.

“Além de conferir maior competitividade e sustentabilidade às operações em Aratu, o contrato com a Atlas contribui para a consolidação da Dow como a líder na indústria química em compra de energia elétrica renovável globalmente, de acordo com dados da Bloomberg”, explica Claudia Schaeffer, diretora global de Negócios da Dow para Energia & Mudanças Climáticas.

“Na Atlas, estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções para a produção de energia mais sustentável, e a Bahia ocupa um espaço importante nessa missão. Já temos no estado três usinas solares em operação e, com o novo projeto, ampliamos nossa capacidade de atendimento a grandes consumidores de energia da região, ajudando-os a reduzir custos e a alcançar ambiciosas metas de sustentabilidade”, observa Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy no Brasil.

Desenvolvimento regional

Durante a construção do projeto Jacarandá, espera-se a contratação de cerca de 1.200 trabalhadores, com cerca de 70% de mão de obra local.

De acordo com Luis Pita, a parceria firmada entre a Atlas e a Dow posiciona a região como importante polo de geração de energia solar e contribui para impulsionar a economia da região, gerando empregos a trabalhadores capacitados pela própria Atlas em projetos anteriores. “Além disso, nossa atuação conjunta com a Dow muito nos orgulha, pois irá possibilitar o desenvolvimento de programas sociais que irão reforçar o bem-estar geral da população local”, afirma.

O acordo reforça o compromisso da Dow de reduzir suas emissões anuais de carbono na América Latina e com seu posicionamento como a empresa química com maiores contratos de energia renovável globalmente

Para Claudia Schaeffer, “a Atlas mostrou-se como um parceiro diferenciado, porque compartilhamos os mesmos princípios de Responsabilidade Social e Governança (ESG), além do seu compromisso com a inovação, operações sustentáveis e iniciativas voltadas à inclusão e diversidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que estamos localizados”.

Atualmente, a Bahia é líder na geração de energia solar, tendo fechado o ano de 2019 com 33,7%, e eólica (31,8%) da produção nacional, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), que divulgou ainda que os parques que estão em operação já investiram mais de R$ 20 bilhões e criaram mais de 32,2 mil empregos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove + um =