Sinos das igrejas de São Domingos e do Passo voltam a tocar neste final de semana

Localizada em frente à Catedral Basílica da Cidade do Salvador, a Igreja São Domingos de Gusmão é um dos marcos do Terreiro de Jesus, com fachada em estilo rococó e torre em terminação bulbosa (Foto Tereza Torres/Setur)

Mais duas igrejas da capital baiana voltam a tocar seus sinos. A primeira será a da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no sábado (15), às 10 horas. A igreja, que fica no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, data da primeira metade do século XVIII, e terá três sinos reativados depois de mais de meio século parados.

Localizada em frente à Catedral Basílica da Cidade do Salvador, a igreja é um dos marcos do Terreiro de Jesus, com fachada em estilo rococó e torre em terminação bulbosa. Internamente, possui a influência de três estilos artísticos, o barroco, o arranque e o neoclássico.

No domingo, dia 16, também às 10 horas, será a vez da famosa Igreja do Passo, que ficou conhecida até internacionalmente, por ter sido cenário do filme o Pagador de Promessas, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.

As torres da Igreja do Passo, além dos sinos, guardam muita história, “são marcos do viver e dos códigos sociais desde o século XVIII”, pontua o historiador da Secretaria de Turismo da Bahia, Rafael Dantas. A Igreja foi erigida na primeira metade do século XVIII marcando o cenário urbano da Cidade Alta e do frontispício de Salvador.

Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, responsável por esta mobilização no sentido de reativar os sinos da capital baiana, estas últimas duas igrejas representarão um resgate histórico para o Terreiro de Jesus, “já que há mais de meio século os sinos das Igrejas do Terreiro não tocavam juntos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezesseis + quatro =