Festa de Iemanjá lota hotéis do bairro do Rio Vermelho

O auge da festa é a partir das 15h30, quando começa a procissão marítima (Foto: Divulgação)

Uma das festas populares mais bonitas do Brasil, a celebração à orixá Iemanjá deverá atrair uma multidão para as ruas do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo, 2 de fevereiro. Devotos, baianos da capital e do interior e turistas do Brasil e do mundo costumam levar suas oferendas para a Rainha das Águas neste dia. A procura nos hotéis do entorno é alta.

O movimento no famoso bairro boêmio de Salvador começa já no sábado (1º), com a entrega de presentes no caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores, organizadora da festa. Mas os festejos oficiais começam mesmo a partir das 5 horas de domingo, com alvorada de fogos anunciando a chegada do presente principal.

Filas enormes se formam nos arredores da Colônia, com a multidão ofertando principalmente flores e perfumes. O auge da festa é a partir das 15h30, quando começa a procissão marítima levando balaios de presentes para depositar no mar.

Bares e restaurantes do Rio Vermelho ficam lotados e o prato principal servido na ocasião é a feijoada. Há também muita música ao vivo, de estilos diversos, em boa parte dos estabelecimentos comerciais do bairro.

Ocupação

Muitos hotéis localizados no entorno da festa estão com a lotação completa. “Na sexta-feira e no sábado estamos com 100% de ocupação”, informa Hélder Pinheiro, do setor de reservas do Ibis, na Rua Fonte do Boi. O hotel dispõe de 252 apartamentos. No Mar Hotel, na Rua da Paciência, que tem 80 apartamentos, a ocupação também é total na sexta (31) e no sábado (1°), de acordo com a recepcionista Cíntia Lima.

Já no Hotel Catharina Paraguaçu, na Rua João Gomes, a ocupação é de 100% na sexta-feira, no sábado e no domingo, segundo o recepcionista Anailton de Jesus de Lima. Iemanjá é celebrada também na madrugada do dia 2 no Dique do Tororó, com movimentação a partir das 2h30.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 1 =