Hospital Cárdio Pulmonar investe mais de R$200 milhões e triplica capacidade de atendimento

A inauguração do novo hospital acontece na próxima segunda-feira (9), às 19h (Fotos: Douglas Costa/Divulgação)

Com um investimento superior a R$200 milhões em reforma, ampliação, modernização e equipamentos, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP), localizado há 42 anos na Avenida Anita Garibaldi, triplica sua capacidade de atendimento, passando de 76 para 249 leitos. A inauguração do novo hospital acontece na próxima segunda-feira (9), às 19h, e inclui a entrega da unidade da Oncologia D’Or, instalada no 9º andar do HCP.

Com a expansão, o Cárdio Pulmonar consolida-se como referência no atendimento de média e alta complexidades. O crescimento da unidade gerou mais de 400 empregos na primeira fase e haverá mais 350 contratações ao final do projeto, em abril 2020. O hospital, que contava com 860 integrantes, terá 1.600, um incremento de 86% nos postos de trabalho.

Após a cerimônia de inauguração, gestores conduzirão os convidados em um tour pelo hospital, passando por unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, unidades de internação, emergência e centro cirúrgico.

“Além de significarem nosso compromisso com a constante busca pela qualidade e segurança, as obras reafirmam o perfil de sustentabilidade da instituição, pois foram executadas dentro dos mais modernos critérios de respeito ao meio ambiente”, assegura a diretora-superintendente Iolanda Peltier.

Além da expansão da estrutura física, que salta de 5 mil para 30 mil metros quadrados de área construída e inclui moderno centro cirúrgico com dez salas, nova emergência, unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, edifício-garagem com 300 vagas e heliponto, investimentos estão sendo feitos em tecnologia de ponta.

Estrutura

Dos 249 leitos do HCP, 30 estão destinados à terapia intensiva, incluindo UTI clínica, cardíaca e cirúrgica, e 39 às unidades semi-intensivas. A emergência passou a oferecer 46 posições, sendo 32 leitos e 14 poltronas de observação.

O centro cirúrgico reúne dez amplas e modernas salas para intervenções nas mais diversas especialidades, a exemplo da neurocirurgia, oncologia, cardiologia, mastologia, pneumologia e ortopedia, entre outras.

A capacidade de internamento também foi ampliada. São 99 apartamentos individuais e 80 leitos de observação, distribuídos na Emergência e destinados à realização de colonoscopia, preparo para cirurgia, Centro de Recuperação Pós-Anestésica e Unidade de Hemodinâmica. O HCP oferece atendimento integral e integrado e conta com o suporte diagnóstico do Centro Médico, também localizado na Avenida Garibaldi.

“Os apartamentos estão aptos a receber pacientes com obesidade, que necessitam de hemodiálise e portadores de necessidades especiais”, detalha o diretor de Qualidade e Segurança, o cardiologista Eduardo Darzé.

Desde a sua fundação, em 1977, o Hospital Cárdio Pulmonar mantém o compromisso com a excelência, oferecendo cuidado integral aos pacientes e suas famílias.

Outros destaques

·Rampa de fuga conectando todos os 10 andares
·Aquecimento de água com energia solar
·Reaproveitamento de água para vaso sanitário
·Sistemas de detecção e combate a incêndio
·10 elevadores
·Emergência com 7 consultórios (3 clínicos, 1 cirurgião, 1 ortopedista, 1 otorrinolaringologista, 1 oftalmologista)
·Cinco geradores com autonomia para 7 dias de queda de energia

Principais Equipamentos

·Ressonância magnética 1,5T
·Tomografias computadorizadas 128 canais
·Gama Câmara (medicina nuclear)
·Ecocardiografia 3D
·Ultrassonografia
·RX digital

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − vinte =