GBarbosa promove Festival de Vinhos com até 40% de descontos

Ação promocional terá happy hour e presença de sommeliers para dar dicas de como escolher o vinho e harmonizar

O Festival de Vinhos GBarbosa acontece até o dia 15 deste mês com descontos de até 40%. No  dia 13, haverá happy hour com música ao vivo e a presença de sommeliers à disposição dos clientes, nas unidades do Hiper Costa Azul, em Salvador (BA), no Hiper Ilhéus (BA) e no Hiper Jardins, em Aracaju (SE). O profissional vai dar dicas de como escolher um bom vinho com preço acessível e ajudar a fazer a harmonização.

É comum chegarmos ao supermercado para escolher um vinho e ficarmos em dúvida sobre o que levar. Neste caso, a consultoria especializada ajuda muito. Antes de qualquer coisa, é preciso saber em qual ocasião o vinho será servido. Os vinhos brancos, rosês e espumantes são refrescantes, ótimos para beber no verão e em celebrações. Os tintos são para dias mais frescos e devem acompanhar refeições. Os doces e licoroso combinam com a sobremesa.

O rótulo é considerado a certidão de nascimento do vinho e nele deve-se observar: variedades de uvas, região de origem, safra e denominações de origem. Cada país produtor tem regiões e uva mais conhecidas, como Cabernet Sauvignon no Chile, Malbec na Argentina, Tempranillo na Espanha, Touriga Nacional em Portugal e Merlot no Brasil. Sobre a região de origem, elas são conhecidas pelo clima e tipo de solo apropriado ao cultivo de determinada uva. Quanto mais específica a região de origem, mais refinado e de qualidade é o vinho.

A safra indica o ano de fabricação, se o vinho é jovem ou velho, também chamado de guarda, aqueles elaborados para consumir nos próximos 10 anos ou mais. Os vinhos brancos e rosés devem ser consumidos dentro de 3 anos, enquanto os tintos em até 5 anos. Os vinhos que passaram por período de amadurecimento em barris de carvalho e envelhecimento na própria garrafa estampam em seus rótulos os termos Riserva, Reserva e Gran Reserva, essa informação também é uma referência de qualidade. Também importante observar o estado dos rótulos, do lacre e da rolha.

Outra dica é que não se deve servir um vinho muito gelado, já que as papilas gustativas se fecham, impedindo-as de sentir o sabor. O ideal é que o vinho tinto esteja entre 14º e 18graus Celsius e os demais tipos entre 6º e 10º C.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 3 =