Fenagro 2019: Espaço Agro leva conhecimento para produtores e estudantes baianos

Espaço é um dos mais visitados por produtores, estudantes, engenheiros agrônomos e biólogos (Fotos: Geraldo Bastos)

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a produção de tilápias, mel, flores, coco, dentre outras culturas importantes da Bahia, não deve deixar de visitar o Espaço Agro. A estrutura da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) é uma das principais atrações da Fenagro 2019, que acontece até este domingo, no Parque de Exposições de Salvador. O espaço  – que oferece ainda orientações sobre os setores de grãos, frutas, cana de açúcar, guaraná,  aves e técnicas de irrigação – tem sido bastante visitado por produtores, engenheiros agrônomos, biólogos e estudantes.

A Bahia Pesca, por exemplo, possui no espaço três estandes voltados à tilapicultura – criação de tilápia em cativeiro. A estrutura conta ccom painéis informativos, tanque de criação com mais de 20 mil litros de água e área de comercialização de filés, espetinhos, bolinhos, coxinhas, quibes e até hambúrgueres feitos com tilápia. A exposição é realizada todos os dias, das 9h às 21h.

“Os visitantes podem conhecer aqui todo o processo de criação da tilápia, desde a seleção dos reprodutores, que são os peixes de melhor qualidade, até a comercialização”, diz o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Júnior, informando que a produção de tilápias oferece hoje uma rentabilidade muito maior do que a criação de gado e frango, por exemplo.

Um outro estande que tem chamado a atenção dos visitantes é o de apicultura. “A apicultura é uma alternativa interessante de renda e de diversificação da propriedade”, diz Marcos Abelha, que atua na área há 25 anos. Ele cria abelhas em Salvador e no município de Presidente Tancredo Neves e oferece cursos sobre o tema abordando espécies de abelhas, produção, extração, instalações e muito mais.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) manteve sua parceria com a Seagri e, mais uma vez, se fez presente na Fenagro. No estante da entidade, estão sendo divulgados os mais recentes dados do setor florestal na Bahia (compilados no relatório Bahia Florestal 2019 – confira na íntegra no site abaf.org.br) e o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), cujo objetivo é a diversificação do agronegócio através das florestas plantadas para o uso múltiplo da madeira.

O Espaço Agro, da Seagri,  conta ainda com uma réplica de um engenho de açúcar colonial. Vale a pena conferir

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + dezenove =