Adoção de criptomoedas é realidade em mercado de capitais

Publicação da PwC orienta empresas em discussões sobre estratégia (Foto: Divulgação)

A utilização de criptomoedas divide o mercado financeiro em dois grupos bem definidos – os que acreditam em seu potencial e aqueles que tem receio devido à falta de regulamentação e os eventuais impactos nos modelos tradicionais do mercado financeiro. Mas isso está mudando rapidamente: diversas instituições estão notando uma demanda expressiva de clientes que querem adotar o uso de cryptomoedas e de outros produtos relacionados à tecnologia que as suportam (blockchain) em suas transações.

De acordo com a publicação da PwC “Dez perguntas que todo conselho deve fazer sobre criptomoedas”, o mercado de capitais também está ciente do desenvolvimento relacionado à criptografia, e, por isso, à medida que esta tendência avança, organizações se perguntam como se envolver e por onde começar.

Estratégia

O mercado de criptomoedas fornece novas oportunidades para as organizações de serviços financeiros de todos os tamanhos e tipos. No entanto, quando se trata de desenvolver uma estratégia, não há uma resposta ou uma maneira de abordar todas as questões que devem ser consideradas sobre este novo nicho. Ainda de acordo com a publicação, cada instituição precisa avaliar a oportunidade com base em suas próprias forças únicas, posição no mercado, circunstâncias regulatórias e estratégia de crescimento.

Criptomoedas como Bitcoin (BTC), Éter (ETH) e Ripple (XRP) tiveram um aumento significativo no volume de negociação de investidores de varejo e institucionais. Os conselhos devem esperar que as equipes de gerenciamento desenvolvam premissas validadas pelo mercado em torno de volumes e potencial de crescimento para qualquer negócio baseado em criptografia, além de investigar o uso das criptomoedas como uma forma de aumentar o valor dos produtos e/ou serviços existentes.

Como existem muitas criptomoedas diferentes, com propósitos e usos exclusivos, é importante que a gerência sênior defina o uso apropriado e como eles se encaixam na estratégia geral. À medida que a gerência desenvolve a estratégia – e decide se os ativos de criptografia se encaixam nela – o conselho pode discutir o ajuste potencial e estratégico.

Auditoria de criptomoeda

Para apoiar os clientes com soluções específicas para essa área nova e complexa, a PwC reuniu profissionais especializados em asseguração, desenvolvedores de software e especialistas em blockchain [tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança] para desenvolver a ferramenta Halo for blockchain. Ela foi desenvolvida com base em um conjunto de soluções tecnológicas para fornecer serviços de auditoria e asseguração aos clientes que têm criptomoedas ou transacionam com elas.

Nesse complexo universo de blockchain e criptomoedas, a consultoria também pode ajudar as empresas a capturar oportunidades e enfrentar desafios, ajudando a implementar os processos e controles necessários para obter relatórios de asseguração de seus auditores.

Atualmente, a ferramenta Halo pode apoiar clientes que operam com Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Bitcoin Diamond, LiteCoin, Ethereum, ERC20 – Token OAX e Ripple (XRP).

Confira a publicação completa no link abaixo:
https://www.pwc.com/us/en/financial-services/publications/assets/cryptocurrency-questions.pdf

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × dois =