Olimpíada Brasileira de Robótica reúne mais de 800 competidores

A OBR-BA terá representantes de 20 municípios baiano (Foto: Betto Jr./Sistema Fieb/Coperphoto)

A Bahia sedia neste final de semana, dias 24 e 25.8, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai reunir mais de 800 competidores de toda a Bahia em Salvador. Ao todo são 128 equipes inscritas, 53 delas do interior. A OBR-BA terá representantes de 20 municípios baianos, incluindo os Salvador e Região Metropolitana.

Entre as representações do interior que participam da competição de robôs, a maior delegação vem do sudoeste, em especial das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, que irão trazer para Salvador 18 equipes. A região oeste vem na sequência com o maior número de equipes: 11 (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa); seguida da região norte, com 9 participantes das cidades de Feira de Santana, Seabra e Senhor do Bonfim.

A OBR-Ba é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e conta com a parceria do Shopping da Bahia. As atividades vão ser concentradas no estacionamento “i”, a partir das 8 horas deste sábado. As disputas de robôs prosseguem até o domingo, às 16 horas, quando serão conhecidas as equipes selecionadas para a etapa nacional da OBR. A programação é aberta ao público e gratuita.

Além das competições das equipes, formadas por estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas da Bahia, os visitantes poderão fazer uma imersão no universo da robótica e conhecer outras experiências nesta área desenvolvidas na Bahia.

ATRAÇÕES

Entre as atrações, destinadas a crianças, jovens e adultos apaixonados por robótica, destaca-se a participação da equipe baiana SEVENSPEED, campeã nacional de Fórmula 1 nas Escolas, que irá representar o Brasil na competição internacional, em novembro, nos Emirados Árabes. Os estudantes, que fazem parte da Liga Robótica Sesi, da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, construíram o carrinho de corrida mais rápido do Brasil e agora vão tentar repetir o feito, em novembro, em Abu Dhabi.

MODALIDADES

Os visitantes também vão conhecer outras modalidades de robótica, nos estandes montados no local. São elas a First Lego League (FLL), a First Tech Challenge e o ZCoding. Toda a programação é acessível a crianças a partir dos 8 anos de idade.

SERVIÇO

O QUE: Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Bahia
QUANDO: 24 e 25 de agosto, das 8 às 18h, no sábado, e das 8 às 16h, no domingo.
ONDE: Estacionamento i – 1, Shopping da Bahia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 + 17 =