Ford promove programa de treinamento para lideranças no terceiro setor

Os 12 participantes do grupo ficarão em imersão durante cinco dias (Foto: Divulgação/Ford)

A Ford reúne esta semana,  em Salvador, lideranças do terceiro setor de diferentes estados do Brasil para um treinamento de alto nível voltado ao atendimento de necessidades das comunidades. O programa sem fins lucrativos, chamado Ford Motor Company International Fellowship, está sendo realizado pela segunda vez no Brasil e pela primeira na capital baiana.

Os 12 participantes do grupo ficarão em imersão durante cinco dias. Além de um workshop com especialistas internacionais, eles desenvolvem atividades práticas e paineis de discussão sobre questões relacionadas ao setor. O objetivo é capacitar as lideranças a buscar soluções para os novos desafios sociais enfrentados pelas comunidades.

Um dos selecionados para essa experiência é o paulista Duval Guimarães, mestre em Políticas Públicas e paraquedista licenciado, hoje diretor-presidente da organização Pro-World Citizen (Cidadão Pró-Mundo) como voluntário. Essa instituição oferece cursos para 2.500 alunos carentes de 13 comunidades, com aulas gratuitas de inglês e integração social.

“Tem sido uma experiência muito interessante conhecer, nos conectar e trocar boas práticas com outros empreendedores sociais ao longo desta semana”, avalia Duval. “Estamos aprendendo muito também sobre o verdadeiro processo de produção Fordiano, que além de revolucionar a indústria automobilística no início do século XX, também serve de referência para diversos outros setores e iniciativas, incluindo as sociais.”

“O Ford Fellowship é uma oportunidade de aprimorar a formação de lideranças do terceiro setor no Brasil, como parte da política de responsabilidade social da Ford para promover mudanças positivas nos indivíduos e nas comunidades onde está presente”, diz Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford.

Visita à fábrica da Ford

Além de conhecer os programas sociais desenvolvidos pela Ford na Bahia, os participantes visitaram a fábrica da empresa em Camaçari, onde tiveram contato com as equipes das áreas de montagem final, do estúdio de design e do Centro de Desenvolvimento do Produto. Também foram apresentados ao Programa de Educação para Jovens da Ford, realizado no SESI, e ao Projeto Odontomóvel, que atende alunos da rede pública de ensino.

“O programa de liderança Ford Fellowship no Brasil aborda questões importantes e fornece recursos cruciais de impacto social para fortalecer as comunidades locais”, diz Joe Avila, gerente de desenvolvimento da comunidade do Ford Motor Company Fund nos EUA e América Latina.

O Ford Motor Company International Fellowship é resultado de uma parceria entre o Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford, e o 92Street Y, centro de arte e inovação que desenvolve programas para promover o crescimento das pessoas ao longo de suas vidas, estimulando a criatividade.

No final do programa, os participantes se juntarão a uma rede global de colegas que trabalham em questões e desafios semelhantes ao Brasil. Até agora, 345 pessoas de 74 países já participaram desse programa internacional da Ford.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + um =