Praça dos Eucaliptos é mais novo local de lazer requalificado em Salvador

As intervenções beneficiaram o paisagismo, a pavimentação do espaço de lazer (Fotos: Max Haack / Secom)

As corridas, caminhadas, pedaladas e demais atividades físicas em Salvador ganharam mais um espaço completamente requalificado pela Prefeitura: a Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores. A entrega oficial, ainda em clima junino ao som do forró, ocorreu na noite desta quinta-feira (27), com a presença do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Obras Públicas, Bruno Reis, demais autoridades e populares. A intervenção foi a mais votada pelos moradores, através do programa Ouvindo Nosso Bairro.

O prefeito lembrou que, em seis anos e meio, já foram construídas ou recuperadas cerca de 400 praças pela administração municipal, a maioria delas em áreas carentes. “A Praça dos Eucaliptos é muito importante e, há muito tempo, moradores esperavam pela recuperação do local. Agora, garante maior condição de mobilidade e acessibilidade para o já tradicional cooper, além de equipamentos de ginástica, recuperação do asfalto e iluminação em LED na praça e na região. É um investimento que só está sendo feito aqui nesta área nobre, agora, porque chegamos antes na periferia e do subúrbio, fazendo muito nas áreas da cidade que mais precisam”, relatou ACM Neto.

Residente há mais de três décadas bem defronte à área de convivência e lazer, o aposentado Antônio Nascimento, de 72 anos, era só satisfação com a obra. “Essa praça nunca foi olhada por um gestor público. Nós fomos privilegiados com essa pavimentação que estava muito ruim, era difícil percorrer aqui. Hoje também tem uma faixa exclusiva e uma iluminação maravilhosa. Isso aqui vai ser um point para todo o Caminho das Árvores, desde as quatro da manhã já tem gente correndo aqui. Ficou muito bom, mesmo. Isso aqui é um pedacinho do céu”, afirmou.

O prefeito lembrou que, em seis anos e meio, já foram construídas ou recuperadas cerca de 400 praças

Melhorias

Composta por vegetação diversificada, a área passou a contar com placas explicativas em 19 árvores com informações sobre a espécie, as características, possíveis frutos e o histórico do vegetal. Proporcionando lazer e atividade física aos frequentadores, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) instalou academias de saúde e de musculação, jogos de mesa, pista de cooper, rampas, piso tátil e comunicação visual no local.

As intervenções beneficiaram ainda o paisagismo, a pavimentação do espaço de lazer, que também ganhou iluminação em LED e cênica. Os limites da praça passaram ainda por composição e aumento de passeios, com investimento total de quase R$365 mil em uma área de aproximadamente 21 mil m². As ruas adjacentes também foram beneficiadas com recapeamento asfáltico e nova iluminação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + 14 =