Copa América e São João impulsionam turismo na capital baiana

A união dos eventos vem garantindo ruas cheias de turistas locais e estrangeiros (Fotos: Fernando Vivas/GOVBA)

Uma das cidades-sede da 46ª edição da Copa América, Salvador também reúne ampla programação para os festejos juninos. A união dos eventos vem garantindo ruas cheias de turistas locais e estrangeiros, com perspectiva de aquecimento na economia para o período, na capital baiana.

Na manhã deste sábado (15), três voos oriundos da Argentina pousaram no Aeroporto Internacional de Salvador e um receptivo, montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), deu as boas-vindas aos visitantes. “A chegada dos torcedores de fora, aliada à realização do São João, uma festa que acontece em praticamente os 417 municípios baianos, solidifica a cultura e alavanca a economia em toda a Bahia”, afirma o titular da Setur, Fausto Franco.

A rodoviária também vai contar com receptivo especial. Nos postos de informações, turistas que chegam por ar e por terra terão à disposição profissionais treinados para o atendimento, capazes de fornecer informações precisas sobre roteiros. A programação de São João no Pelourinho, Paripe e Periperi também será fornecida.

Quem vai ao Pelourinho se depara com um colorido especial. As cores do casario do sítio histórico ganharam o reforço da tradicional decoração junina, além das bandeiras e camisas das seleções dos torcedores que aproveitam a Copa América para conhecer o local. Pela primeira vez em Salvador, o turista colombiano Alípio Cortês conta que “sempre se interessou pela cultura do Brasil e da Bahia” e que uniu o útil ao agradável ao pensar um roteiro de visitas nos dias em que permanecer na capital para assistir aos jogos.

Na manhã deste sábado (15), três voos oriundos da Argentina pousaram no Aeroporto Internacional de Salvador

Policiamento especializado

Alípio e todos os turistas que circulam pelo Pelourinho e também pela Barra, Bonfim e Rio Vermelho contam com a cobertura da 3ª Companhia do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur). Com 88 policiais, alguns deles fluentes em inglês, espanhol, francês, italiano e até basco, a unidade tem expertise em atuar durante a realização de grandes eventos.

“Atuamos nas copas do Mundo e das Confederações e nosso efetivo está apto a atender esse tipo de demanda em qualquer momento do ano. O que muda agora é o policiamento focado, em pontos como hotéis e pontos turísticos”, destaca o tenente Denison Ferreira.

Os investimentos em segurança, no período dos jogos, somam R$ 3 milhões e consistem, principalmente, no pagamento de horas extras para policiais e bombeiros que atuarão na capital. Mais de 11 mil profissionais vão garantir a segurança dentro e fora da Arena. Os policiais do Beptur se dividem em escalas de plantão, 24 horas por dia, para não deixar o visitante desamparado.

A Arena Fonte Nova vai receber cinco jogos da Copa América: Argentina x Colômbia (sábado, 15); Brasil x Venezuela (quarta-feira, 18); Equador x Chile (sexta-feira, 21); Colômbia x Paraguai (domingo, 23); e partida válida pelas quartas de final (sábado, 29).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − seis =