Saiba onde obter orientação gratuita para declarar o Imposto de Renda

O crédito bancário para 273.545 contribuintes será realizado no dia 30 de outubro (Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil)

Center Lapa e Faculdade Visconde de Cairu

O Shopping Center Lapa e a Faculdade Visconde de Cairu oferecem, de 8 a 24 de abril, ajuda para fazer a declaração do imposto de renda. A equipe de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição realizam o serviço de declaração para os contribuintes pessoa física que se encaixam nos requisitos da Receita Federal.

Para fazer a declaração, o contribuinte deve reunir informes de rendimentos, comprovantes de pagamentos, recibos e notas fiscais. Não serão feitas declarações de espólio. O atendimento é feito por ordem de chegada, das 10h às 17h, no Espaço Aconchego do Center Lapa, no piso L1 (próximo à Drogaria Bem-estar). O serviço é realizado gratuitamente, mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições carentes da capital.

Serviço

O quê: Declaração do Imposto de Renda
Quando: De 8 a 24 de abril, das 10h às 17h
Onde: Espaço Aconchego do Shopping Center Lapa, piso L1, R. Portão da Piedade, 155 – Barris
Quanto: Gratuito, mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis

Centro Universitário Estácio 

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio da Bahia vão orientar a comunidade na elaboração da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda IRPF 2019.

O serviço será prestado à população no campus Gilberto Gil, andar térreo, Stiep, nos dias de 23 e 24 próximos das 18 às 22 horas e nos dias 25 e 26 das 16 às 21 horas. Como incentivo e reforço à responsabilidade social do evento, será solicitado 01 lata ou pacote de leite em pó, que serão doados a uma instituição carente.

Participarão do projeto 12 alunos, os professores Denílson Monteiro, Juscelino Alves, Carlos Maciel e a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Estácio, professora Andréia Sambrano Amaral. A expectativa é que cerca de 300 pessoas sejam atendidas durante a campanha.

Serviço

Orientação declaração IRPF 2019: Preenchimento da Declaração Imposto de Renda Pessoa Física 2019
Local: Campus Gilberto Gil
Endereço: Rua Xingu, nº 179, Jardim Atalaia – Stiep.
Data: 23 e 24 de abril das 18 às 22 horas e dias 25 e 26 das 16h às 21 horas.

UniRuy| Wyden

O UniRuy| Wyden, em Salvador, vai oferecer serviço gratuito para que os contribuintes acertem as contas com o fisco dentro do prazo, 30 de abril. Entre os dias 8 e 12 de abril, das 14h às 18h, alunos de Ciências Contábeis da instituição de ensino irão auxiliar os soteropolitanos a declararem seus rendimentos à Receita Federal. A ação é coordenada por professores do curso e os interessados podem obter o atendimento mediante entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado à uma organização social. As atividades serão realizadas no prédio da Faculdade Área1 | Wyden, na sala 01, térreo.

A assessoria para declaração do imposto de renda é oferecida desde 2012 pela instituição e, faz parte do Indo Bem Fazendo o Bem, programa de ações sociais da Wyden Educacional, que consiste em projetos sociais desenvolvidos por alunos e professores nas comunidades em que as instituições do Grupo estão inseridas.

Comprometidos em contribuir com a inserção social, os voluntários atuam em instituições ou comunidades carentes da região, realizando ações nas áreas de saúde, direito, educação, construção civil, qualificação profissional, preservação e responsabilidade ambiental, além de recreação infantil, incluindo aulas de dança, artes e esportes.

Serviço

Serviço para Declaração de Imposto de Renda
Data: Entre os dias 8 e 12/04
Horário: 14h às 18h. A distribuição de senhas será feita até às 17h30.
Local: Faculdade Área1 | Wyden , na sala 01, térreo.
Atendimento: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível

Unifacs e Shopping Piedade

Já está em andamento o atendimento gratuito no Shopping Piedade oferecido pela Unifacs para declaração do Imposto de Renda 2019. O serviço é voltado a prestar consultoria para quem precisa de auxílio no momento de declarar seus rendimentos. Este ano, foram realizadas algumas alterações no sistema da Receita Federal, e o contribuinte precisa ficar atento.

A universidade oferece consultoria gratuita também no Campus Tancredo Neves da instituição. Os atendimentos em ambos os locais ficam disponíveis até o dia 18 de abril. O serviço é prestado por alunos do curso de Ciências Contábeis, devidamente monitorados por professores da instituição, e está disponível das 9h às 21h.

Quem precisa declarar

Precisa declarar quem recebeu ao longo do ano de 2018 renda tributável superior a R$ 28.559,70. A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo é de no mínimo R$ 165,74 e o valor máximo corresponde a 20% do imposto devido. Entre as novidades no IR 2019, está a obrigatoriedade em informar o CPF de dependentes de qualquer idade.

“Foram feitos alguns aprimoramentos recentes, como as melhorias na impressão e atualização automática do aplicativo sem precisar realizar o download no site da Receita Federal, além da recuperação de nomes ao digitar o CPF ou CNPJ”, relata a professora Ronya Bomfim, coordenadora do Núcleo de Práticas em Administração e Contabilidade (NUPAC) da Unifacs.

 Confira os documentos necessários

– Caso não seja a primeira vez, é necessário ter o número do recibo da última declaração;

– CPF de todos os dependentes, inclusive recém-nascido;

– Título eleitoral;

– CPF e CNPJ de fontes pagadoras (importante ter notas fiscais ou documentos comprobatórios);

– Comprovante anual de rendimentos das fontes pagadoras (salários ou serviços prestados);

– Comprovante de pensão alimentícia;

– Informe de rendimentos da previdência complementar;

– Rendimentos bancários;

– Rendimentos de gestoras e corretoras;

– Recebimento ou pagamentos de aluguéis;

– Comprovante de despesas médicas ou odontológicas;

– Despesas com educação;

– Contribuições ao INSS, pessoas autônomas apenas;

– Comprovante de processos judiciais;

– Comprovante de doações incentivadas.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 4 =