Vendas na Páscoa devem crescer 14,9% em 2019, prevê Fecomércio

Preço dos ovos de Páscoa tende a estar num patamar similar ao do ano passado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A expectativa para o comércio baiano no mês da Páscoa deste ano é de um crescimento nas vendas, no setor de hiper e supermercados, de 14,9% na comparação com o mesmo mês de 2018. Contudo, é importante observar que no ano passado a data comemorativa foi no primeiro dia de abril, o que elevou as compras no final de março. Então, neste caso, o efeito calendário dificulta essa compreensão comparativa, alerta a Consultoria Econômica da Fecomércio-BA.

Em nota, porém, a entidade diz que de qualquer forma, trata-se de um cenário positivo que corresponde ao dado de intenção de consumo das famílias soteropolitanas (ICF), indicador da Fecomercio-BA, que aumentou em um ano cerca de 16% e, especificamente o item que indica o consumo nos próximos meses, registrou aumento de 33% em 12 meses.

E quanto aos preços dos alimentos e bebidas relacionados à Pascoa, a batata-inglesa será a “grande vilã”, da cesta, já que subiu 94,13% em 12 meses, de acordo com IPCA-15 da região metropolitana de Salvador. Outra alta significativa foi a do pimentão (31,63%), além dos aumentos de cebola (28,01%), alho (21,35%), ovo de galinha (13,5%) e tomate (8,28%). Estes ficaram bem acima da inflação média do grupo de alimentos e bebidas, 5,69%.

Por outro lado, o preço médio dos pescados caiu 3,89% e outras bebidas alcoólicas (exceto cerveja) recuaram 3,43%. E o valor dos ovos de Páscoa tende a estar num patamar similar ao do ano passado.

“A Fecomércio-BA avalia que comércio deve comemorar um saldo positivo na Páscoa deste ano, data importante para o setor supermercadista. Assim, o varejo deve acompanhar o ritmo de consumo neste período para projetar o comportamento para a principal data comemorativa do setor no primeiro semestre, o Dia das Mães, no mês seguinte”, afirma  a nota da entidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 + 16 =