Para tentar garantir uma das 150 vagas de emprego oferecidas pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia) neste início de março, Juliana Costa, 21 anos, acordou cedo nesta quinta-feira (7) e se dirigiu à sede do órgão, na Avenida ACM, na região do antigo Iguatemi, em Salvador. Terminado o Carnaval, o Sinebahia já está funcionando plenamente, intermediando vagas de trabalho formal e prestação de serviços para autônomos. Os atendimentos são iniciados às 8h, sendo que 600 senhas serão distribuídas diariamente na sede do órgão.
O Coordenador Geral do Sinebahia, Hildásio Pitanga, informa que o Sinebahia está disponível para todo o trabalhador que busca uma colocação no mercado. A documentação necessária é composta pelos comprovantes de residência, de escolaridade, CPF e a carteira de trabalho. Além das unidades físicas do Sinebahia, o indivíduo também pode acessar o portal Emprega Brasil, no endereço empregabrasil.mte.gov.br, ou baixar o aplicativo Sinefácil, para smartphones.
Segundo Hildásio, “o ano passado foram preenchidas 32,3 mil vagas com carteira assinada, uma média mensal de 2,7 mil pessoas. As principais áreas são comércio e serviço e as cidades com maior movimentação no mercado de trabalho são Salvador, todos os municípios da Região Metropolitana, além de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Itabuna. É importante ainda que o trabalhador tenha sua qualificação atualizada. Para isso o Sinebahia oferece curso de qualificação para preparar os indivíduos para ocupar essas vagas”.
Hildásio dá dicas para quem for participar das entrevistas. “É preciso cuidar do currículo, que é o cartão de visitas do trabalhador. Também é preciso prestar atenção no horário, chegar pelo menos 15 minutos antes da hora marcada para a entrevista, procure ter uma boa alimentação. É bom estudar um pouco da cultura da empresa e a partir daí usar uma roupa adequada, condizente com o estilo da empresa na qual está pleiteando a vaga. E, no momento da entrevista, é preciso passar segurança, ser assertivo, e colocar seus pontos fortes. Isso vai ampliar as possibilidades de contratação”.
Confiança
Juliana diz que não é a primeira vez que está no Sinebahia e que está confiante. “Desde que eu cheguei, fui encaminhada, agora estou passando pela primeira fase dos testes. Estou acostumada com a seleção, tenho experiência na área de telemarketing, estou bastante confiante. O Sinebahia dá muitas oportunidades em todas as áreas, para quem tem e para quem não tem experiência”.
O analista de recursos humanos da empresa que está avaliando Juliana, Tiago Lima, afirma que a intermediação facilita a obtenção de bons funcionários. “As pessoas já são triadas, o Sinebahia tem profissionais, inclusive da área de psicologia, que fazem a captação dos candidatos a partir do perfil que exigimos. Nós damos continuidade no processo, ganhando tempo e acessando profissionais qualificados para exercer a função”.