Hub Salvador promove intercâmbio para startups uruguaias

O Hub de Inovação Banco do Nordeste atendeu cerca de 400 empresas e startups na Bahia, em dois anos, e, atualmente, abriga dez delas no espaço de coworking no Hub Salvador, localiado no bairro do Comércio (Foto: Valter Pontes/Secom)

Cinco startups do Uruguai estarão presentes no Hub Salvador, no Comércio, para um intercâmbio na capital baiana a partir desta segunda (1º) e até sexta-feira (5). A intenção é promover a conexão do ecossistema uruguaio com o brasileiro, viabilizando uma interação entre startups, empresas e investidores, a fim de compartilhar experiências e estabelecer possíveis negócios.

O Intercâmbio Connecty foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Hub Salvador e a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII). “Nesse primeiro momento, vamos receber essas empresas e mostrar o potencial de Salvador dentro do segmento e tudo o que podemos oferecer para o desenvolvimento dessas startups. O segundo passo é levar as nossas startups para o Uruguai e poder promover essa internacionalização”, explica o diretor de Parceria Público-Privada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes

Dezesseis empresas se cadastraram para participar do intercâmbio e apenas cinco foram selecionadas por terem um perfil mais compatível com o Brasil. A BenTen Bitoech e Glocosee atuam na área de saúde. A Bidegaray&Asociados oferece serviços de engenharia e consultoria com foco nas áreas de eficiência energética e valorização de resíduos. Já a Rural Inmuebles aposta na tecnologia para alavancar os negócios agropecuários. Por fim, a TeLIoT opera com a solução de softwares para acelerar projetos voltados para a Internet das coisas.

Ao todo, serão 10 pessoas, sendo dois representantes de cada startups, que vão poder trocar experiências e entender como esse ecossistema funciona em Salvador. Na programação está prevista uma verdadeira imersão na comunidade com treinamento jurídico e contábil, visita ao Senai Cimatec e à Prefeitura de Salvador, além de uma vivência completa com postos de trabalho no primeiro centro de inovação e tecnologia público-privado do Brasil.

O CEO do Hub Salvador, Moacy Veiga, afirma que esse é apenas o primeiro resultado dessa parceria e comemora a ação. “Essa troca de experiência fortalece o Hub como um ambiente que permite a inovação, conexão, empreendedorismo e crescimento de startups da Bahia e de todo o mundo”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × cinco =