Goodyear completa um século de atuação no mercado brasileiro

Fábrica de pneus iniciou as atividades em 1919 com um escritório no Rio de Janeiro

Primeira unidade industrial da empresa no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho (Fotos Goodyear/Divulgação)

A Goodyear completa este ano 100 anos de presença no Brasil. O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.

A história da companhia no país começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus importados. Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte. A demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957. No mesmo período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.

A chegada dos pneus radiais

Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento.

Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automóveis.

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem

Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus. Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S.

Outros modelos emblemáticos da marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road. Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.

Desenvolvimento para o interior 

Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo. Operando em sua capacidade total de produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

Pneus apresentado por Nick Carter (primeiro à esquerda)

Alguns exemplos são o programa de gestão de Recursos Hídricos, que permite a reutilização de 73% da água captada para a produção de pneus, e o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando à autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta. Na mesma área da fábrica de Americana, foi inaugurado em 2001 o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina. Com 382.000 metros quadrados, a pista de testes é considerada uma das mais modernas da Goodyear do mundo.

No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus. Outro momento importante para o crescimento da região e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D’Oeste (SP) a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última geração. Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.

Blimp Goodyear tomando conta dos ares

O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do dirigível Spirit of America no Brasil. Quase uma década depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan “Viva nas Asas da Goodyear”. Os dirigíveis são uma tradição da Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1912. Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.

Um século construindo histórias

A vida é um conjunto de histórias. Cada história é uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos. Por essa razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.

Primeiros pneus produzidos pela Goodyear, em 1919

Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso. O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP)

A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos. Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina. O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração. No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência. Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.

Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões. Entre as principais características oferecidas pela Goodyear para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu. Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada. Já nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 − 6 =