Coelba recupera energia suficiente para abastecer Porto Seguro por um ano

Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica

Em mais de 170 mil inspeções ao longo de 2018, a Coelba recuperou mais 255 GWh de energia, quantidade suficiente para atender por um mês cerca de 2,2 milhões de residências ou abastecer o município de Porto Seguro durante um ano. Os casos foram identificados em unidades consumidoras de todos os tipos: comércios, bares, restaurantes, frigoríficos, empresas e residências, sendo os maiores casos de recuperação identificados em grandes fazendas produtoras no interior da Bahia.

A energia recuperada é fruto dos investimentos da concessionária em novas tecnologias, redes inteligentes, em ferramentas especializadas em detecção de fraudes, assim como em ações conjuntas com a Polícia Civil e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A quantidade de energia furtada contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que o valor desse furto é levado em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.

Impacto na conta

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia interferem na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento.

Em nota, a  concessionária reforça que além de ser um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de até quatro anos de prisão, “o gato de energia oferece risco à população, já que a ligação clandestina foge aos padrões e normas técnicas. Há ainda o risco das irregularidades provocarem queda de cabos e deixarem fios expostos”. As fraudes podem ser denunciadas de maneira anônima e gratuita pelo site da Coelba www.coelba.com.br ou pelo telefone 116.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze + 20 =