Coelba investe R$ 4 milhões em manutenção e segurança para o Carnaval

Até o final das ações, 500 km de rede elétrica e 12.500 postes terão passado por manutenção

Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica

A “Operação Carnaval” da Coelba foi iniciada desde novembro do ano passado para garantir a segurança de uma das maiores festas populares do mundo e assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado. Uma das novidades para este ano são as inspeções das fiações e estruturas do sistema elétrico realizadas com drones, que serão utilizados para fazer o monitoramento da rede para identificar com precisão possíveis defeitos, permitindo que eles sejam corrigidos antes da interrupção de energia.

Outra ação importante foi a revitalização de toda a rede subterrânea do Circuito Batatinha (Pelourinho), com a substituição de 4,3 quilômetros de rede e a instalação de mais um transformador, aumentando a confiabilidade do sistema e a qualidade do fornecimento. No ano passado, a Coelba já havia realizado a obra de rede subterrânea do Porto até o Farol da Barra, o que garante maior segurança na área de concentração e circulação de trios.

A empresa investiu mais de R$ 4 milhões nos serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador, incluindo carnavais de bairro e municípios do interior. Além dos serviços, o investimento contempla esquema especial de atendimento e cartilha para os órgãos envolvidos na organização do Carnaval.

A Coelba instalou mais 320 novos espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 1.546 desses equipamentos, nas redes de média tensão, nos circuitos principais da festa. Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo deixar as ruas ainda mais seguras para o carnaval, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.

Manutenção preventiva

Até o final das ações, 500 km de rede elétrica e 12.500 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, a concessionária instalou 75 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 7.000 kVA, implantou 105 novos postes, construiu mais de seis quilômetros de rede elétrica especialmente para o Carnaval 2019 e podou 1.225 árvores.

As ações estão sendo realizadas não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras (Campo da Pronaica), Periperi (Praça da Revolução), Itapuã (Praça Dorival Caymmi), Liberdade (Praça Nelson Mandela), Boca do Rio (Av. Octavio Mangabeira), Plataforma (Praça 15 de Abril), Pau da Lima (Praça Nossa Senhora Auxiliadora), Piatã (Praça de Piatã), Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba, na Rua do Norte).

Parcerias

A Coelba firmou parceria com o Detran para desenvolver ações conjuntas e conscientizar motoristas e população sobre os cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica durante o Carnaval. Através da parceria, a concessionária participará com seus técnicos de segurança dos cursos de reciclagem e aperfeiçoamento promovidos pelo órgão nos dias 22, 25 e 26 de fevereiro. Serão treinados 350 motoristas de trios elétricos e carros de apoio, não apenas para o Carnaval, mas também para outras festas populares. Além disso, materiais com informações sobre segurança com a rede elétrica serão distribuídos nas ações educativas realizadas pelo Detran.

Outra parceria firmada pela Coelba vai possibilitar o treinamento de busca e salvamento de vítimas de acidente com a rede elétrica com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Transalvador. O curso será realizado no dia 25 de fevereiro, por técnicos da Coelba, na sede da empresa, em Narandiba, das 13h30 às 17h30.

Sensores Inteligentes

Nos principais circuitos do Carnaval de Salvador estão instalados 41 conjuntos de sensores, que ficam diretamente ligados ao Centro de Operações da concessionária, em Narandiba, fornecendo informações sobre a rede elétrica. A tecnologia permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, o que proporciona maior rapidez de atendimento.

Atendimento

O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência durante os dias de festa. Serão mais de 200 profissionais por dia, envolvidos diretamente na “Operação Carnaval”, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo dos circuitos da folia e no carnaval dos bairros.

Como ação de manutenção, todos os dias, é realizada a limpeza das redes para retirada de objetos lançados pelo público durante a festa. Em parceria com a Semop, equipes especializadas da Coelba vão realizar inspeções diárias para identificação e retirada de possíveis ligações clandestinas, os chamados “gatos’”.

No período da festa, dois profissionais da Coelba vão permanecer no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, espaço de monitoramento em tempo real da Secretaria de Segurança Pública. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica.

A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação que envolva a rede elétrica. Em caso de falta de energia, está disponível, também, o SMS gratuito 26.560 – basta enviar o número da conta contrato que a ocorrência será registrada e uma mensagem de retorno, com o número do protocolo e a previsão de atendimento, será enviada como resposta.

PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA

– Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Coelba
– Não jogar serpentina em direção à rede elétrica
– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica
– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica
– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime
– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica
– Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica
– Não direcionar jatos d’água em direção a rede elétrica
– É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões
– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba através do número 116

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − quatro =