Contribuintes antecipam pagamento da cota única do IPTU

Para o secretário Paulo Souto, a antecipação revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única (Foto: Valter Pontes/Agecom)

Mesmo antes da data do vencimento da primeira cota, que acontece entre os dias 1 e 28 de fevereiro, mais de 11 mil contribuintes já haviam antecipado, até o último dia 18, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Para o secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, o fato revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única, de 7% para o IPTU e 10% para a TRSD. Em ambiente econômico de inflação inferior a 4% e de baixa remuneração das aplicações financeiras, o desconto está atraindo contribuintes de todas as faixas de pagamento.

De acordo com o órgão, todos os carnês já foram emitidos aos contribuintes. O documento contém os boletos com os valores para o pagamento da cota única e, alternativamente, da primeira e segunda prestação a serem pagas nos meses de fevereiro e março. Caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos pelos Correios, poderá ter acesso aos mesmos no site da Sefaz, imprimir ou realizar o pagamento via internet.

O IPTU é uma das receitas tributárias próprias do município. No ano passado, 47% da arrecadação do imposto foi aplicada em dois setores: educação e saúde. O restante foi destinado às áreas de assistência social, manutenção e construção de novas obras na cidade.

Para a Sefaz, a comprovação pelos cidadãos do que tem sido feito na cidade contribui muito positivamente para o pagamento do IPTU. A prática é reforçada ainda mais depois da decisão da Justiça, que confirmou a constitucionalidade do imposto com as modificações introduzidas em 2013 pela administração municipal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três + 15 =