Safra de grãos da Bahia terá queda de 12%, prevê Conab

Entre os destaques no estado está o crescimento de 34,8% das lavouras de algodão

A produção baiana de grãos para a safra 2018/19 pode chegar a 8,3 milhões de toneladas, de acordo com o levantamento realizado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com 3,13 milhões de hectares cultivados, o estado registrou um aumento de área de 2,7% quando comparado com a safra passada. No entanto, considerando os riscos climáticos, a produção esperada desta safra é 12% menor que a anterior.

Entre os destaques no estado está o crescimento de 20,9% das lavouras de mamona, 34,8% das lavouras de algodão e 6,8% das lavouras de feijão, além do crescimento de 3,9% da área cultivada da soja. O grão ainda é o mais cultivado na região, ocupando 52,5% de área e 56,5% dos grãos produzidos no estado. Já o milho, outro importante produto no estado, teve redução de 1,6% de área nesta primeira safra.

Segundo análises do levantamento feito pela Companhia, a boa distribuição das chuvas ocorrida em novembro criaram condições favoráveis para o plantio nas principais regiões produtoras e as lavouras encontram-se em fase de germinação e crescimento vegetativo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × um =