Exportação de uva e limão via Porto de Salvador tem forte alta

Exportações da Bahia somaram pouco mais de US$ 588 milhões no mês passado (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Nos quatro primeiros meses deste ano, o escoamento da uva produzida na região do Vale do São Francisco cresceu 68% no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, comparado a igual período do ano passado. O crescimento se justifica pela retomada de uma janela para os EUA. Nesse intervalo, foram embarcados mais de 60 contêineres, o equivalente a 1,680 toneladas da fruta com destino a Europa e Estados Unidos. A expectativa é de que o volume siga a curva de crescimento nos meses a seguir, acentuado pela safra do segundo semestre.

O limão produzido na Bahia, Sergipe e Norte de Minas também teve excelente representatividade, com alta de 34%. De acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, o bom desempenho é resultado de um trabalho contínuo em viabilizar a melhor infraestrutura, se adequando às necessidades do mercado. Além da uva e do limão, a manga também conquista o paladar estrangeiro. Pelo terminal baiano são embarcados diversos tipos, dentre eles a Tommy, a Palmer e a Kent, sendo a maior parte também com destino a Europa e Estados Unidos.

Embarque semanal

Com escala direta para a Europa e embarque semanal para os principais destinos de exportação da produção do Vale do São Francisco, o Porto de Salvador está entre os principais do Nordeste na escolha dos produtores, com a vantagem de estar mais próximo da região – apenas 500km de distância – e ofertar uma estrutura adaptada às necessidades do exportador. Atualmente, o terminal baiano disponibiliza duas rotas, com agendamento online 24h, gates exclusivos para carga reefer e um atendimento eficiente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  todos os dias da semana das 7h às 20hs.

Além disso, o Tecon conta também com o recurso Du-e Posteriori, que possibilita a autorização de embarque antecipado, reduzindo tempo nos trâmites necessários. Um diferencial em relação aos demais portos do Nordeste.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − quatro =