Ação Global leva serviços gratuitos à comunidade neste sábado

A comunidade terá acesso a diversos serviços gratuitos das 8 às 16 horas, entre eles, emissão de Carteira de Trabalho e 2º via de certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (Foto Gilberto Jr/Coperphot/Sistema FIEB)

Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental serão os pilares da 25ª edição da Ação Global, que acontecerá neste sábado, dia 26 de maio, em 27 cidades brasileiras e no Distrito Federal. Parceria entre a Globo e o Sesi, a iniciativa já prestou cerca de 47 milhões de atendimentos ao longo de 26 anos. Em Salvador, o evento acontece na Escola Sesi  Reitor Miguel Calmon, localizada no Largo do Retiro, das 9 às 16 horas.

Em grande parte dos municípios em que a iniciativa será realizada, de norte a sul do Brasil, um dos destaques é o incentivo à volta aos estudos daqueles adultos que tiveram que parar de estudar, reforçando o compromisso dos parceiros Globo e  Sesi com os temas relacionados à educação. O Sesi oferecerá, em todo o país, mais de 2 mil vagas em Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de realizar aulas demonstrativas da nova metodologia do curso, que oferece um currículo mais conectado com a realidade profissional dos alunos.

As inscrições para a EJA estão abertas na Bahia até o dia 30 de maio em todas as unidades do Sesi no estado, oferecendo vagas de ensino fundamental 2 e ensino médio. A metodologia adotada tem como diferencial o reconhecimento de saberes, o que acelera o processo de conclusão do curso ao identificar os conhecimentos já adquiridos pelo aluno, e também é ofertada a distância, permitindo o acesso às aulas pelo celular ou computador.

OFICINAS EDUCATIVAS

A gerente do Sesi, Adriana Reis, coordenadora do Ação Global na Bahia, explica que para atender ao tema do evento deste ano, foram programadas diversas oficinas que vão dar orientações nutricionais e de cuidados com a saúde bucal; oficina de educação ambiental, em que as pessoas aprenderão a fazer compostagem. Para quem está em busca de trabalho, foi programada uma oficina de recolocação profissional e as crianças terão aulas de educação financeira.

“A Ação Global mobiliza parceiros em todo o Brasil para oferecer para as famílias oportunidades de acesso à informação e orientação qualificadas e prestação de serviços no campo dos direitos sociais”, ressalta a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo.

Tradicional oferta de serviços gratuitos de saúde, cidadania e qualidade de vida, a Ação Global reúne públicos de todas as idades. Outro destaque deste ano é a participação da Defensoria Pública, que oferecerá orientação jurídica nas áreas de Família, Cível, Criminal, Consumidor e Moradia.

Em Salvador, além de atendimento jurídico, oferecido pela Defensoria Pública e Tribunal de Justiça, será possível emitir documentos como a Carteira de Trabalho, e a 2ª via de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

“A Ação Global, com esse novo formato, tem o grande desafio de mobilizar os cidadãos a adotarem a educação como uma ferramenta poderosa de transformação pessoal e de construção de uma nova trajetória de vida”, Paulo Mól, diretor de operações do Sesi. Apresentadora do ‘É de Casa’, Cissa Guimarães é a embaixadora do evento este ano, estrelando a campanha da TV e convidando a população a participar. O elenco da Globo reforçará o convite e receberá o público em várias cidades pelo Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze + 8 =