Suporte ao franqueado impulsiona crescimento da Acqua Aroma

Com mais de 300 itens em portfólio, a marca apresenta uma variedade de produtos já reconhecidos e disponíveis em unidades franqueadas, em lojas multimarcas e no e-commerce (Foto: Divulgação)

A taxa de mortalidade no franchising é de 3%, segundo levantamento do Sebrae, e o índice poderia ser ainda menor se não fosse por falhas no treinamento de franqueados, um dos cinco principais motivos (19%) do fechamento de uma unidade, de acordo com estudo realizado pela consultoria Franchise Solutions. Garantir um bom suporte é primordial para reforçar o laço entre franqueadora e franqueado, fato constatado pela rede de perfumaria para casa Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br), que aposta no acompanhamento de perto, gerando confiança nos empreendedores e resultam em um retorno de maior produtividade, crescimento e faturamento.

Com cinco lojas no país e presente em 100 pontos de venda nos Estados Unidos, a empresa desenvolveu um suporte sistematizado em que acompanha todo o processo desde a inauguração à gestão das unidades, além de disponibilizar um supervisor de campo para auxiliar no gerenciamento diário. “Temos um resultado de satisfação na operação de loja acima de 90% e, em meio ao cenário de crise dos últimos anos, nossos franqueados mantiveram o crescimento em vendas”, comemora Nayana Pedreira, sócia diretora da rede.

Uma consultoria especializada em franchising auxiliou na formatação dos processos praticados por uma equipe específica. “Iniciamos a expansão com franquias com três unidades na Bahia, e na época, apesar do interesse de candidatos em levar a marca para fora ainda não tínhamos um planejamento adequado, por isso optamos por esperar e fazer essa estruturação de gestão”, explica Nayana.

O cuidado começa antes mesmo da abertura e compreende até a operação das unidades antigas, como a loja Salvador Shopping, uma das primeiras franqueadas. A proprietária, Milena Mota viu as mudanças refletirem diretamente ao contar com a franqueadora na abertura da comunicação com o marketing do shopping para promover ações e parcerias assim como o auxílio que teve para negociar o reajuste no valor do aluguel. Também houve uma melhoria no desempenho da equipe e ela prevê o aumento do faturamento em 30%: “A implantação da consultoria de campo foi fundamental, pois fortaleceu a relação entre a gente e a fábrica”, avalia a empresária, uma das primeiras franqueadas da rede que começou a receber o suporte quando a marca iniciou a expansão no franchising.

O suporte da Acqua Aroma também inclui visita à loja para capacitação da equipe, abordagem de vendas e operação. “Acompanhamos os primeiros dias de funcionamento para que o franqueado se sinta seguro. Como detentores da marca e do know-how precisamos garantir o domínio do seu negócio e a tomada de decisões assertivas”, reforça a diretora da rede. Há ainda supervisão mensal e consultoria trimestral para atualizar técnicas e conhecimentos, e apoio estratégico na gestão da unidade para maximizar os resultados.

Bagagem de experiência para os estreantes

Sem experiência no setor varejista, Mônica e Nilson Carletti, apostaram no suporte da Acqua Aroma para iniciar a operação no Park Shopping São Caetano, primeira unidade da marca no Sudeste, aberta em dezembro de 2017. “Para nós é um fator primordial, nos auxilia em 100% no gerenciamento, principalmente por virmos de áreas diferentes temos apoio integral da franqueadora”, conta o empresário.

A Acqua Aroma acredita que é imprescindível que o candidato conheça em detalhes todas as etapas que envolvem a operação, para que compreenda o processo produtivo da rede. “O treinamento começa na assinatura do pré-contrato, que fazemos questão que seja feito na sede da franqueadora, na Bahia. O franqueado visita a fábrica e conhece as principais áreas da empresa que vai desde a separação do pedido à equipe de marketing e vendas – que dará o suporte após inaugurar sua operação”, detalha Pedreira.

[box type=”warning” align=”alignright” class=”” width=””]Empresa baiana, especialista em perfumaria para casa, que oferece produtos como difusores, perfumes para ambiente em spray, envelopes perfumados, além de sabonetes líquidos, álcool em gel, renovadores de lençol etc. São mais de 20 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina. Os produtos da Acqua Aroma são produzidos pela Aromarketing, empresa pioneira no ramo de marketing olfativo no Brasil, com mais de 15 anos de atuação e clientes como Riachuelo, Camicado, H. Stern, Tok Stok, entre outros. A Acqua Aroma lançou sua primeira franquia em 2012, com expansão pelo franchising em 2016, mesmo ano em que deu início à internacionalização. Foi fundada em 2004 por Lua Serafim, Nayana Pedreira e Rafael Mamede. [/box]

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