Porto de Aratu registra aumento de navios cargueiros atracados

Sobre esse incremento no número de embarcações portuárias, há um reflexo direto da produção agrícola demandante de fertilizantes do mercado externo (Foto: Ascom/Codeba)

Os 660 navios cargueiros atracados no Porto de Aratu-Candeias, entre janeiro e dezembro de 2017, superaram em 36 o número registrado no mesmo período do ano anterior, de 624. Dos navios que chegaram na unidade portuária, 528 movimentavam produtos líquidos e gasosos, enquanto os 132 restantes transportaram granéis sólidos.

Sobre esse incremento no número de embarcações portuárias, há um reflexo direto da produção agrícola demandante de fertilizantes do mercado externo. Esse produto teve aumento de 28% em movimentação, quando contrapostos os resultados de 2017 com 2016. A marca ampliou o recorde anual de fertilizantes, passando para 1,267 milhão de toneladas importadas em 2017, pelo Terminal de Granéis Sólidos (TGS) do Porto de Aratu-Candeias, contra pouco mais de 989 mil toneladas em 2016.

No mercado nacional, o aumento representou 18% a mais na quantidade de fertilizantes importados, relativo ao ano de 2016. O levantamento do Portal GlobalFert, especializado no setor, apontou 23,9 milhões de toneladas desembarcadas, contra 20,2 milhões de toneladas, na análise anual.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 2 =