Parceria Votorantim pela Educação beneficia 14,7 mil estudantes

Evento final do grupo de mobilização do PVE 2017 em Cachoeira

Em 2017, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) esteve presente nos municípios de Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragojipe e São Félix. Foram 14.700 alunos de 90 escolas da rede municipal de ensino, que se mobilizaram com comunidade escolar e sociedade para pensar no tema “Transformação dos Espaços de Leitura”, resultando em projetos de revitalização de espaços para aprendizagem e estímulo da leitura. Além disso, professores, coordenadores de escolas e secretários de educação receberam capacitação.

Para desenvolver o tema, técnicos das secretarias municipais de Educação, diretores e coordenadores escolares, participaram, em três ciclos, das formações com vistas às transformações de espaços em espaços ativos de leitura. A comunidade escolar, inclusive os alunos, usaram da criatividade para transformar os espaços de leitura. As ações também contaram com o Grupo de Mobilização, que formado por representantes de vários segmentos da sociedade, apontou espaços públicos a serem revitalizados, por meio da realização de ações culturais.

Neste mês de dezembro foram realizados os eventos finais do PVE 2017 nas cidades que participam da parceria. Com a apresentação de Boas Práticas de Gestão, os gestores municipais puderam compartilhar os avanços do programa em seus municípios e as soluções encontradas para os desafios que envolvem a rotina da educação de crianças e jovens. Duas conquistas foram a criação de dezenas de espaços de leitura nas escolas da rede municipal e a aplicação de uma Matiz de Competência, ferramenta que vai ajudar os gestores escolares a desenvolverem características para melhoria da gestão escolar e educacional.

“É muito gratificante ver as propostas do PVE ganhando relevância na sociedade. Mostra que o caminho da transformação é feito de várias mãos, ou seja, com participação de toda comunidade. Com certeza os resultados desse ano têm grande potencial para ser um legado para a sociedade do Recôncavo Baiano”, afirma Daniela Gerdenits.

O PVE também mobiliza a sociedade para participar de atividades que promovam a melhoria do ensino e o resgate cultural de localidades importantes para os municípios. Os grupos de mobilização, formados por integrantes das escolas, alunos e sociedade civil, realizaram a revitalização de espaços públicos nas cidades de Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragojipe e São Félix, por meio de atividades culturais. Ações de contações de histórias, apresentações musicais e teatrais que resgataram aspectos da cultura local, por meio da história afro-brasileira. Em São Félix, por exemplo, a atividade começou como uma iniciativa do PVE e hoje, com o nome ‘Arte na Praça’, acontece toda última sexta-feira do mês, com apoio da Prefeitura, Secretaria de Educação e da Casa de Cultura de São Félix.

“Muitas escolas não tinham uma sala dedicada à leitura e agora desfrutam dessa atmosfera lúdica que estimula os estudantes a adquirirem conhecimento e novas vivências. A evolução desses ambientes educacionais reflete diretamente na melhoria dos índices como o de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos indicadores escolhidos pelo Instituto Votorantim para avaliar a melhoria do ensino nos municípios em que está presente com o PVE.”, afirma Daniela Gerdenits.

Desafio Criativos da Escola

O PVE incentivou a participação dos alunos e professores no projeto Criativos da Escola. A ação encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e integra o Design for Change, um movimento global originado na Índia e presente em 57 países, que vem inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a utilizarem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar desafios de seu dia a dia. No polo da Bahia foram inscritos 69 projetos. Em cada município, é selecionado um projeto como Destaque Municipal: o grupo de alunos protagonistas do projeto recebeu do PVE troféu e R$ 1500,00 e professor orientador recebeu troféu e R$ 500, 00. Ao final, os projetos destaques municipais dos municípios que integram o PVE em todo o país disputaram entre si o prêmio de Destaque Nacional do Criativos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × dois =