Os preços do comércio eletrônico recuaram 4,31% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2016, 11º mês consecutivo de queda, de acordo com a medição do Índice Fipe Buscapé. Em relação a setembro de 2017, os preços registraram queda de 0,44%.
Dos dez grupos monitorados pelo índice Fipe Buscapé, seis apresentaram redução em outubro. São elas: telefonia (-16,13%), fotografia (-7,84%), moda e acessórios, (-5,53%), eletrônicos (-0,54%), informática (-2,46) e esporte e lazer (0,34%). Na contramão, registraram expansão nos preços: brinquedos e games (5,18%), Cosméticos e perfumaria (1,24%), e eletrodomésticos (1,57%) e Casa e Decoração (0,98%) também registraram inflação.
“Considerando que no próximo mês é a Black Friday, data conhecida pelos expressivos descontos oferecidos pelo comércio eletrônico, a expectativa é que em novembro se mantenha a tendência deflacionária e completemos um ano de sucessivas quedas nos preços”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.