Enel inaugura o maior parque solar da América do Sul

O presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli e o responsável global da Enel Green Power, Antonio Cammisecra durante a inauguração do parque solar (Foto: Divulgação)

Um evento realizado hoje na cidade de Ribeira do Piauí (PI) celebrou a inauguração do Parque Nova Olinda, a maior planta solar em operação na América do Sul. A cerimônia marcou a entrada em plena operação da usina e contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, do presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, e do responsável global da Enel Green Power, Antonio Cammisecra.

“O Parque Solar Nova Olinda é um marco importante na história da Enel Green Power no Brasil. Nossa experiência possibilitou a construção deste enorme projeto em apenas 15 meses, um recorde para nós. Por isso estamos particularmente orgulhosos”, disse Antonio Cammisecra. “Nova Olinda é uma demonstração de como a Enel está contribuindo para a diversificação da matriz energética no Brasil, apostando nas fontes renováveis tão abundantes no país”, completou Carlo Zorzoli.

A Enel investiu aproximadamente US$ 300 milhões  na construção de Nova Olinda. Composto por cerca de 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, o parque tem 292 MW de capacidade instalada e é capaz de produzir mais de 600 GWh por ano, energia suficiente para atender aproximadamente 300 mil lares. Além disso, anualmente, a energia limpa produzida no interior do Piauí evitará a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO² na atmosfera.

Comunidade

A EGP realizou uma série de iniciativas nas comunidades do entorno de Nova Olinda, alinhadas com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value – CSV) adotado pelo Grupo Enel mundialmente. Principais projetos: capacitação de mão-de-obra em eletromecânica para montagem de equipamentos da usina e oficinas de reciclagem criativa para confecção de mobiliário com materiais utilizados nas obras.

No Brasil, o Grupo Enel, através de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada total em renováveis de cerca de 2.276 MW, dos quais 670 MW de energia eólica, 716 MW de energia solar e 890 MW de energia hidrelétrica, bem como cerca de 275 MW de capacidade atualmente em construção, dos quais 172 MW eólicos e 103 MW solares. Além disso, a Enel está integrando a usina hidrelétrica Volta Grande, de 380 MW, conquistada recentemente em leilão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 4 =