Capa > Atualidade > Arquiteto argentino Ramón Gutiérrez ministra conferência na BA
O arquiteto argentino participa de um ciclo de palestras intitulado “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio edificado” (Foto: Divulgação)
O arquiteto argentino participa de um ciclo de palestras intitulado “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio edificado” (Foto: Divulgação)

Arquiteto argentino Ramón Gutiérrez ministra conferência na BA

Refletir sobre as políticas de preservação do patrimônio edificado da América Latina. Esta é uma das propostas do ArquiMemória 5 – principal encontro sobre a preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil. O tema será apresentado pelo arquiteto e consultor da Unesco, Ramón Gutérrez, durante conferência de abertura do evento, no dia 27 de novembro, em Salvador. O arquiteto argentino participa de um ciclo de palestras intitulado “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio edificado”, que contará também com a exposição de José de Nordenflych, doutor em História da Arte e professor da Universidade de Playa Ancha – Chile, e Paulo Ormindo de Azevedo, doutor em Conservação e Restauração de Monumentos e professor da Universidade Federal da Bahia.

Autor de dezenas de livros sobre história da arquitetura latino-americana e preservação do patrimônio, Ramón Gutiérrez propõe uma ampla reflexão sobre o patrimônio, norteado pelo tema “Repensando el patrimonio desde Iberoamérica”. “Será uma oportunidade muito grande para refletir sobre o patrimônio das cidades latino americanas, que têm características muito distintas de outras cidades do mundo. Estamos num ponto que precisamos pensar em respostas em curto prazo para o patrimônio da América”, declara Gutiérrez. Professor de diversas universidades na Espanha, Itália, Portugal e América Latina, Ramón Gutiérrez é fundador do Centro de documentação da arquitetura latino-americana (Cedodal), em Buenos Aires.

Sobre o ArquiMemória 5

O ArquiMemória 5 é realizado pelo IAB-BA, Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Bahia, e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado da Bahia, CAPES, CNPq, CAU-BR e CAU-BA. Faz parte da programação preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior evento mundial da arquitetura, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2020 e deve reunir cerca de 15 mil profissionais. O congresso acontece a cada três anos, sendo a quarta vez na América Latina e a primeira vez no Brasil. A última edição na América Latina foi em 1978, no México.

Sob coordenação de Nivaldo Andrade Junior, arquiteto baiano, recém-eleito presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento coincide com a celebração de importantes instituições do patrimônio cultural. Não por acaso, a abertura do ArquiMemória 5 será no Teatro Castro Alves (TCA), a mais importante casa de espetáculos do estado e marco da arquitetura moderna em Salvador, recentemente tombado pelo Iphan, que completa 50 anos em 2017. Também serão festejados os 80 anos de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil, a partir da criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os 50 anos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano. As informações para inscrições estão disponíveis no site: http://iab-ba.org.br/arquimemoria5/.

SERVIÇO

O QUÊ: ArquiMemória 5: “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio”
QUANDO: 27 de novembro a 1º de dezembro, em Salvador.
INFORMAÇÕES E INCRIÇÕES: http://iab-ba.org.br/arquimemoria5

Share

Leia Também

Igreja de São Francisco de Assis, que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha (Fotos: Acácio Pinheiro/Ministério da Cultura)

Pampulha é oficializada como Patrimônio Cultural da Humanidade

O Conjunto Moderno da Pampulha conquistou, na madrugada de hoje (17), o título de Patrimônio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 6 =

Share