Capa > Economia Baiana > Armazéns do porto recebem 26 mil toneladas de celulose
A carga integra o segmento de papel e celulose, que, de janeiro a abril desse ano, representou quase 17% das exportações baianas (Foto: Ascom/Codeba)
A carga integra o segmento de papel e celulose, que, de janeiro a abril desse ano, representou quase 17% das exportações baianas (Foto: Ascom/Codeba)

Armazéns do porto recebem 26 mil toneladas de celulose

A Bahia se destaca na economia nacional como um dos mais importantes Estados na produção da celulose, que encontra nos armazéns do Porto de Salvador as condições ideais para acondicionamento até o embarque final rumo ao exterior. Nesta segunda-feira, dia 20, um total de 11 mil toneladas da matéria-prima estão abrigadas nos armazéns 3 e 4 do cais público, antes de começarem o embarque no navio Inventana, previsto para ser iniciado no mesmo dia, até o início da viagem para a China.

Uma segunda remessa de celulose começa a ser estocada no armazém 8 do Porto de Salvador, até concluir 15 mil toneladas, com previsão de embarque no próximo dia 29, pelo navio Oshimana e com destino também à China.

No acumulado do ano até outubro, mais de 369 mil toneladas de celulose foram movimentadas no Porto de Salvador. O índice já supera a do ano passado, que ficou em 145 mil toneladas.

Dados da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) revelam que o segmento de papel e celulose foi o segundo mais importante nas exportações baianas, de janeiro a abril desse ano, com participação de quase 17%. Os municípios de Eunápolis e Mucuri, no Sul da Bahia, se destacam na produção, e o mercado chinês continua na posição de maior comprador da produção brasileira.

No cenário nacional, a fabricação aumentou em 2,7%, no acumulado dos nove primeiros meses do ano, chegando a pouco mais de 14 milhões de toneladas. Cerca de 70% de todo esse montante se destina ao mercado externo.

Share

Leia Também

O  “The World”, o maior navio residencial privado do mundo,  permanece em Salvador até às 20h do dia 13

Maior navio residencial privado do mundo atraca em Salvador

Já no clima carnavalesco da capital baiana, o Porto de Salvador se prepara para receber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Share