Capa > Economia Baiana > Armazéns do porto recebem 26 mil toneladas de celulose
A carga integra o segmento de papel e celulose, que, de janeiro a abril desse ano, representou quase 17% das exportações baianas (Foto: Ascom/Codeba)
A carga integra o segmento de papel e celulose, que, de janeiro a abril desse ano, representou quase 17% das exportações baianas (Foto: Ascom/Codeba)

Armazéns do porto recebem 26 mil toneladas de celulose

A Bahia se destaca na economia nacional como um dos mais importantes Estados na produção da celulose, que encontra nos armazéns do Porto de Salvador as condições ideais para acondicionamento até o embarque final rumo ao exterior. Nesta segunda-feira, dia 20, um total de 11 mil toneladas da matéria-prima estão abrigadas nos armazéns 3 e 4 do cais público, antes de começarem o embarque no navio Inventana, previsto para ser iniciado no mesmo dia, até o início da viagem para a China.

Uma segunda remessa de celulose começa a ser estocada no armazém 8 do Porto de Salvador, até concluir 15 mil toneladas, com previsão de embarque no próximo dia 29, pelo navio Oshimana e com destino também à China.

No acumulado do ano até outubro, mais de 369 mil toneladas de celulose foram movimentadas no Porto de Salvador. O índice já supera a do ano passado, que ficou em 145 mil toneladas.

Dados da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) revelam que o segmento de papel e celulose foi o segundo mais importante nas exportações baianas, de janeiro a abril desse ano, com participação de quase 17%. Os municípios de Eunápolis e Mucuri, no Sul da Bahia, se destacam na produção, e o mercado chinês continua na posição de maior comprador da produção brasileira.

No cenário nacional, a fabricação aumentou em 2,7%, no acumulado dos nove primeiros meses do ano, chegando a pouco mais de 14 milhões de toneladas. Cerca de 70% de todo esse montante se destina ao mercado externo.

Share

Leia Também

No acumulado até novembro, as exportações baianas alcançaram US$ 7,4 bilhões e crescimento de 18,1% (Foto: Divulgação/Tecon)

Exportações baianas crescem 34,4% em novembro

Pelo sétimo mês consecutivo no ano, as exportações baianas registraram crescimento em relação a 2016. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 15 =

Share