Odebrecht apresenta política de conformidade a fornecedores

O Grupo Odebrecht se reúne com fornecedores, nesta quinta-feira (dia 14, em sua sede em Salvador, para apresentar os desafios de suas empresas no escopo do novo ambiente de conformidade. Durante o encontro, Cristina Lepikson, coordenadora de Conformidade da Odebrecht S.A, abordará a transformação do Grupo e como os terceiros devem se preparar para estabelecer relações comerciais neste cenário.

Será apresentada a Política de Conformidade, aprovada em dezembro de 2016, que tem o propósito de orientar o comportamento e as relações internas e externas de integrantes, independente do nível hierárquico, com clientes, fornecedores e agentes públicos. A Política expressa o Compromisso com Atuação Ética, Íntegra e Transparente do Grupo Odebrecht e prevê que todas as empresas do Grupo deverão submeter seus fornecedores a um processo de avaliação de terceiros, comumente chamados de duedilligence. Serão avaliadas uma série de fatores como o histórico de desempenho nas relações com o Grupo, quadro societário e atividade da companhia, origem e natureza dos recursos utilizados, valores do contrato, entre outros aspectos que poderão contribuir ao processo de análise.

Na ocasião será ainda exposto o Sistema de Conformidade, aperfeiçoado pela Política, que é composto por dez medidas integradas de prevenção, detecção e remediação de riscos de não conformidade. A maior ênfase (6 medidas) é na prevenção, justamente para evitar que desvios aconteçam. Fazem parte das medidas de prevenção um amplo programa de treinamento e o aprimoramento dos instrumentos e processos de avaliação de riscos e controle, além de um forte monitoramento interno.

Linha de Ética

Os convidados vão poder conhecer o canal Linha de Ética, agora terceirizado e dedicado a receber relatos e denúncias de comportamentos não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações.

O Linha de Ética pode ser acessado por funcionários e também por clientes, terceiros e público em geral. A denúncia pode ser feita por mensagem de voz e de texto, e o novo canal agrega o diferencial de os relatos poderem também ser feitos por telefone diretamente a um atendente. Uma equipe de analistas, treinados com técnicas de entrevistas, está disponível para recepcionar as informações e interagir com os relatores. O canal permite ainda que o denunciante acompanhe anonimamente o andamento do assunto reportado por meio de um número de protocolo que receberá ao registrar seu relato. Essa funcionalidade também possibilita que a Odebrecht possa se comunicar de forma anônima com o denunciante, solicitando informações adicionais ou algum esclarecimento ao relato encaminhado.

Serviço

O quê: Encontro sobre Política de Conformidade na Odebrecht
Quando: 14 de setembro, quinta-feira, das 15h às 16h30
Onde: Sede do Grupo (Av. Luís Viana, 2841, Paralela – Salvador)

Programação

15h00 – Abertura / Por Marcelo Gentil, responsável pela Comunicação da Odebrecht S.A. na Bahia
15h05 – Apresentação “O Compliance no Mundo e a Jornada da Transformação do Grupo Odebrecht”
16h05 – Sessão de perguntas e respostas
16h30 – Encerramento

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