Caixa Cultural Salvador oferece oficinas de arte gratuitas

Dança, teatro e palhaçaria são temas das atividades do projeto Gente Arteira (Foto: Divulgação)

A Caixa Cultural Salvador promove, entre 12 e 15 de setembro (de terça a sexta-feira), três oficinas artísticas com temática variável entre a dança, o teatro e a palhaçaria. Realizadas pelo programa educativo Gente Arteira, as oficinas são ofertadas gratuitamente para turmas únicas com capacidade para entre 15 e 20 participantes.

Entre 12 e 14 de setembro (terça a quinta-feira), das 10h às 12h, ocorrerá o workshop de dança Stiletto, que será ministrado pelo dançarino Marcos Silva. A atividade propõe o aprendizado da dança que combina Hip Hop, Jazz e salto alto. O stiletto é uma dança que ensina movimentos leves e sutis com as mãos, pés, ombros e quadris, jogadas com o cabelo, além de olhares sensuais.

No dia 12 de setembro (terça-feira), das 15h às 17h, será promovida a Oficina de Teatro para Terceira Idade “Leituras Musicadas”, ministrada pela facilitadora Thais Alves. A atividade apresentará aulas teatrais com dinâmicas que explorem e externalizem os vastos sentimentos dos participantes, através das improvisações lúdicas e jogos teatrais. Exercícios corporais, improvisações e músicas são alguns dos recursos utilizados.

Já a oficina de Palhaçaria será ministrada por Demian Reis entre os dias 13 e 15 de setembro (quarta a sexta-feira), das 14h às 18h. Neste workshop, a idéia é aproximar o participante da prática artística do palhaço, por meio da improvisação. A atividade se desenvolve através da experimentação criativa, individual e coletiva, por meio de jogos, temas, exercícios, propostas de situações e condições técnicas diversas.

As inscrições para todas as oficinas serão abertas a partir das 9h de sábado (9). Os interessados devem comparecer à recepção da Caixa Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. As inscrições são presenciais e a classificação indicativa é de 60 anos, para a oficina “Leituras Musicadas” e de 16 anos para as demais. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

O Gente Arteira

O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações de acolhimento, mediação e oficinas relacionadas aos eventos da Caixa Cultural. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, ONGs e grupos da sociedade civil, o que resulta em um público médio mensal de 1400 pessoas.

A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir o melhor aproveitamento pedagógico das visitas.

Serviço

Oficinas Gente Arteira – “Leituras Musicadas para Idosos”, “Stiletto” e “Palhaçaria”
Período: de 12 a 15 de setembro de 2017
Horário: variado
Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: 60 anos, para a oficina “Leituras Musicadas” e de 16 anos para as demais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − três =