Rio Energy vai mapear as nascentes do município de Caetité

Fundado em 2012, o grupo já conta com 484,65MW em contratos de venda de energia de dois complexos eólicos em operação, Eólicas Caetité (54,4MW), na Bahia, e Eólicas Itarema (207MW), no Ceará

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, por meio das Eólicas Caetité, firmou uma parceria com o Instituto IODA e a Secretaria de Meio Ambiente de Caetité, para renovação do ‘Projeto Ver Pelos Olhos D’Água’.

O projeto visa o mapeamento e a caracterização das nascentes do município. Ao todo, 120 áreas de nascentes já foram mapeadas e na nova fase do programa, o objetivo é identificar outras 40, totalizando 160 nascentes. Serão produzidos os mapas da rede hidrográfica, geomorfológico, listagem das espécies botânicas, e o georreferenciamento das nascentes com as espécies nativas de cada APP.

O estudo de mapeamento das nascentes representa um grande avanço na área de pesquisa e gestão ambiental da região de Caetité e servirá como embasamento para licenciamentos ambientais a serem emitidos pela Secretaria do Meio Ambiente, identificando as áreas de proteção permanente (APPs) em torno dessas nascentes.

Para a secretária de Meio Ambiente de Caetité, Italva Cunha, a plataforma servirá como base de pesquisa, pois reunirá dados científicos sobre espécies botânicas e dados geográficos da rede hídrica, substituindo os materiais já obsoletos publicados. Além de atender aos pesquisadores ambientais, alunos e interessados pelo município.

Ao final do projeto, um livro será publicado e uma plataforma virtual será criada para que seja possível acessar as informações por meio do Google Earth.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + sete =