Atividade do comércio cai 1,5% no primeiro semestre, diz Serasa

O movimento dos consumidores nas lojas de eletroeletrônicos caiu mais de 12% no semestre

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2017 com retração de 1,5% frente ao mesmo período do ano passado. Este desempenho da atividade varejista foi menos negativo do que o observado no primeiro semestre do ano passado, quando a retração fora de 8,3%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a retração da atividade varejista no primeiro semestre de 2017 é explicada pelo elevado desemprego no país e pelos juros ainda altos dos crediários.

A maior retração do consumidor no primeiro semestre de 2017 deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,4% frente ao primeiro semestre do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,6%, observada no movimento dos consumidores nas lojas móveis, eletroeletrônicos e informática, seguida de perto pela retração de 12,4% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios neste primeiro semestre de 2017. Houve recuo também significativo, de 10,0%, nas lojas de veículos, motos e peças.

Retrações menores ocorreram nos setores de combustíveis e lubrificantes (-6,8%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,4%), este último segmento tendo um desempenho melhor que os demais principalmente por causa da queda da inflação, puxada pela deflação dos alimentos.

arte comercio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × cinco =