Bahia sedia evento de lideranças do setor atacadista distribuidor

Cabral: "É uma ocasião para trocar experiências e debater as oportunidades do setor (Foto: Divulgação)

Presidentes e executivos de associações do setor atacadista e distribuidor de todo o país estarão reunidos em Salvador entre os dias 24 e 26 de março. Eles representam um mercado que gera mais de 350 mil empregos diretos e soma faturamento anual da ordem de R$ 220 bilhões. O seminário Abad & filiadas, que acontecerá no Hotel Deville, em Itapuã, vai discutir temas como reforma tributária, o futuro da cadeia do abastecimento, equilíbrio e ética na política de preços, pleitos, entre outros assuntos. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad ) e co-realização da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (Asdab).

As empresas do setor garantem o fornecimento de produtos alimentícios industrializados, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica, produtos farmacêuticos, de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros, para cerca de um milhão de pontos de venda no país. Na Bahia, as cerca de 600 empresas do setor, com uma frota de mais de 13 mil veículos, são responsáveis pelo abastecimento de mais de 70 mil pontos, entre pequenos mercados e supermercados de médio porte. São estabelecimentos varejistas que não têm volume de pedidos para adquirir produtos diretamente dos fabricantes. Segundo a consultoria Nielsen, 95% dos pequenos mercados (de um a quatro checkouts) e 40% dos supermercados médios (de cinco a 19 checkouts) são abastecidos pelos agentes de distribuição.

O presidente da Asdab, Antônio Cabral Filho, comemorou a escolha de Salvador para sediar o encontro. “Trata-se de um evento muito importante da cadeia do abastecimento de todo o país, que reúne os presidentes e executivos das associações estaduais e nacional, ligadas ao atacado e distribuição, para discutir temas relevantes”, destacou. Durante o evento, serão apresentadas e compartilhadas sugestões, propostas, dificuldades, soluções, boas práticas, avaliações e inovações voltadas a proporcionar, para as filiadas e para a associação nacional, maior eficiência e melhor desempenho.

Filiadas

Já para o presidente da entidade nacional, a Abad, Emerson Destro, o evento anual das filiadas tem fundamental importância para o setor. “Um grande benefício desse encontro é permitir o alinhamento estratégico que dá um direcionamento único às entidades, tanto no aspecto político como de gestão. Além disso, ele impulsiona as filiadas em direção a excelência, ao promover as melhores práticas e a troca de experiências entre os diversos estados, que se auxiliam mutuamente.”

A programação inclui, no sábado (25), palestra e apresentação do projeto de reforma tributária pelo relator da proposta, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PR). Representando a indústria, o executivo Cristiano Lima Perez, diretor de vendas da Colgate, também estará presente e discutirá com os agentes de distribuição estratégias para melhorar a competitividade na cadeia de abastecimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze − dois =