Senai constrói Centro de Formação Profissional em Ipirá

Lançamento da pedra fundamental das obras de construção do Centro de Formação Profissional do Senai (Fotos: Silvio Tito /Coperphoto/Sistema Fieb)

O Senai-BA e a prefeitura de Ipirá oficializaram, nesta quarta-feira (22), o início das obras de construção do Centro de Formação Profissional (CFP) do município. A ação foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental no terreno, com a presença de gestores da região, dirigentes da Fieb, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e representantes do Sebrae.

O CFP terá como foco de atuação a formação e qualificação de profissionais para atender às demandas da indústria da região, que tem a produção do couro como uma das suas principais atividades. A iniciativa está alinhada à uma das diretrizes da Fieb, que é levar os serviços do Sistema Indústria da Bahia para o interior do estado.

“Ipirá tem vocação natural para a atividade coureira e o Centro vai qualificar trabalhadores desta indústria, impulsionando os negócios. Tenho convicção de que a unidade vai trazer muitas oportunidades para a região, que poderá se transformar num polo exportador de artigos de couro para o país e para o mundo”, disse o vice-presidente da Fieb, Edison Virgínio Nogueira.

Para o prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, “o empreendimento, cuja obra começa agora, terá estrutura para fomentar a indústria local, principalmente a do couro. Este investimento do Senai vai contribuir com o desenvolvimento do município, trazendo oportunidades para jovens e também para trabalhadores com experiência que queiram se reciclar”.

Cursos

A nova unidade vai oferecer cursos de iniciação e qualificação profissional aderentes à demanda dos segmentos industriais predominantes na região. Além do couro e artefatos de couro, calçados, alimentos e panificação, serão contempladas áreas transversais à indústria, como eletricidade, mecânica, segurança do trabalho e informática.

Unidade vai oferecer cursos de iniciação e qualificação profissional
As obras da nova unidade do Senai já começaram 

De acordo com o diretor do Senai-BA, Luís Brêda Mascarenhas, a parceria com a município vai garantir a capacidade de operação do CFP, que tem previsão de inauguração daqui a sete meses. “O Centro terá uma oferta consistente de vagas, sintonizadas com a demanda do setor produtivo de toda a região. Será uma unidade completa, adequada ao porte da cidade”, garantiu.

Na ocasião, Edison Nogueira destacou a atuação do vice-prefeito de Feira de Santana, o ex-deputado Colbert Martins, no sentido de articular, com lideranças da região, a implantação de centros de formação do Senai. Martins agradeceu enfatizando a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social das populações locais. “Ter aqui estes centros profissionalizantes, com a qualidade reconhecida do Senai, vai ajudar a população a empreender, gerando renda para as famílias”, disse.

O evento contou ainda com a participação dos prefeitos José Ronaldo, de Feira de Santana, Ricardo Mascarenhas (Itaberaba), entre outras lideranças políticas estaduais e regionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez − três =