Ônibus pesa e Salvador tem a terceira maior inflação do país

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai estender o horário de operação de 12 linhas de ônibus e do Elevador Lacerda, no período do São João (Foto: Jefferson Peixoto /Agecom)

O aumento das tarifas de ônibus de Salvador e dos ônibus intermunicipais foi o principais responsável pela alta da inflação na capital baiana no mês passado. De acordo com dados do IBGE, divulgados nesta manhã, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em Salvador, em janeiro, ficou em 0,67%, bem acima do índice  de dezembro (0,3%) e  a terceira maior variação do país, atrás apenas de Brasília (0,72%) e Vitória (0,69%). A inflação do país pelo IPCA ficou em 0,38%.

De acordo com o IBGE, a alta das passagem dos ônibus coletivos de Salvador, que ficou 9,09% mais cara no dia de janeiro, teve forte influência no índice. Ocorreu reajuste, também, nas tarifas dos ônibus intermunicipais (8,42%).

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 30 de dezembro de 2016 a 30 de janeiro 2017 (referência) com os preços vigentes no período de 1º a 29 de dezembro de 2016 (base).

INPC

Já a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) variou 0,88% em janeiro, em Salvador, e ficou bem acima da média do país (0,42%).

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 05 salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 30 de dezembro de 2016 a 30 de janeiro 2017 (referência) com os preços vigentes no período de 1º a 29 de dezembro de 2016 (base).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + oito =