Ford amplia o programa odontomóvel na Bahia

Montado sobre um caminhão F-350, o Odontomóvel II tem infraestrutura para realizar procedimentos como profilaxia, curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, dentre outros

A Ford entregou hoje (20/02) o Odontomóvel II, segunda unidade de saúde bucal para atendimento de crianças e jovens no município de Camaçari. A iniciativa amplia e reforça as ações de responsabilidade social da empresa na região e foi apresentada ao prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, pelo gerente de Assuntos Governamentais da Ford, João Alecrim e pela supervisora de Assuntos Corporativos, Magnólia Borges. Tendo como foco principal a prevenção, o Programa Odontomóvel não realiza apenas os atendimentos bucais mas busca mobilizar, capacitar, conscientizar e propor uma mudança de atitude nas pessoas que tem acesso ao programa, sejam alunos, pais ou professores. Em todo Brasil, serão cinco Odontomóveis em funcionamento este ano, sendo três unidades na Bahia, uma em São Paulo e uma no Ceará.

“Iniciativas como a do Programa Odontomóvel só podem merecer os mais entusiasmados aplausos da Prefeitura e do Poder Público. Nossa administração estará sempre de portas abertas para parcerias que busquem promover o bem-estar da população mais necessitada de Camaçari”, disse o Prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo. Para João Alecrim, a segunda unidade vai ajudar a reduzir os problemas bucais no município. “É importante focar nas crianças e jovens porque nessa fase se cria uma consciência dos cuidados que devemos ter com os dentes para a vida inteira”, afirma ele. O gerente da montadora, aproveitou ainda para anunciar a terceira unidade da Bahia. “Além de termos o Odontomóvel II em Camaçari, aproveito para informar que nesse primeiro semestre, Candeias também será beneficiada com um veículo similar, para seguir com mesmo tratamento”, afirma ele.

Montado sobre um caminhão F-350, o Odontomóvel II tem infraestrutura para realizar procedimentos como profilaxia, curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana e palestras educativas. A unidade vai contribuir para levar atendimento preventivo aos estudantes, entre 2 e 15 anos, das escolas mais distantes do centro de Camaçari. O primeiro Odontomóvel foi montado numa van Transit em 2011 e contabiliza em seis anos mais de 20.600 procedimentos clínicos, totalizando quase 10.900 pessoas atendidas. Nos últimos quatro anos, cerca de 50 instituições foram atendidas, resultando em 55.339 ações individuais e coletivas, que incluem aplicação de flúor, atividades educativas, escovação e levantamento epidemiológico.

Seleção das escolas

Representantes da Ford, Sesi, Secretaria de Saúde e de Educação de Camaçari fazem a seleção das escolas. A equipe de atendimento é formada por dentista, auxiliar, motorista e coordenador, todos do Sesi, contratados pela Ford. Finalizados os atendimentos, as unidades de ensino recebem um certificado Cárie Zero para incentivar os cuidados com a saúde bucal.
Em 2015, a Ford entregou dois novos consultórios móveis para funcionar nas escolas públicas das cidades de Taubaté, em São Paulo, e em Horizonte, no Ceará. Com infraestrutura completa para diversos tipos de procedimentos, eles foram montados sobre a plataforma de um caminhão semileve F-350, cuja versatilidade permite atendimento nas áreas urbana e rural. Nessas duas cidades, a Ford mantém, respectivamente, fábricas de motores e transmissões e de montagem do Troller, veículo que pertence ao grupo da empresa.

Os programas de responsabilidade social da Ford no Brasil são realizados em parceria com a Ford Fund, que é o braço filantrópico da Ford Motor Company. Há mais de 65 anos, a Ford Fund trabalha para melhorar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor, investindo em programas inovadores e concentrando esforços em vida comunitária, educação e direção segura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × dois =