Veja algumas opções de franquias para investir em 2017

A Embelleze é a maior rede de franquias do mundo quando o assunto é capacitação na área da beleza, com 392 escolas espalhadas por todo o paí (Fotos: Divulgação)

Para quem deseja abrir o próprio negócio em 2017, investir no mercado de franquias pode ser o melhor caminho. Mas antes de apostar em um determinado segmento e marca, algumas questões precisam ser levadas em consideração para que não haja erros. Segundo o especialista e fundador da rede de franquias Moldura Minuto, Antônio Viegas, o primeiro passo é conhecer o sistema de franchising brasileiro e saber os instrumentos jurídicos desse meio. “É da cultura do brasileiro querer resolver tudo de imediato. Para abrir seu próprio negócio, é necessário fazer uma imersão no mundo de franquias e isso pode levar algum tempo. Para quem não se prepara com o conhecimento necessário, as falhas irão aparecer rapidamente”, aconselha.

Outro ponto a ser analisado é a escolha do segmento que se deseja investir. Para David Pinto, fundador da escola online de empreendedorismo Longitude, a busca pelo melhor preço ou retorno de investimento é importante, mas não é tudo na hora de optar por uma marca. “Nesse caso, o futuro empreendedor precisa se identificar com o modelo de negócio e se perguntar se é aquilo mesmo que ele quer para sua vida, além de buscar um conhecimento aprofundado sobre aquela franquia”, explica. Além desses fatores, pontos como a história da marca, quanto tempo de mercado ela tem, qual a relação dela com seus clientes e franquiados, qual o pacote de serviços que aquela franquia oferece, precisam ser levados em consideração.

Confira abaixo algumas opções de franquias para se investir em 2017.

Moldura Minuto Exprss

moldura-minutoPara quem deseja apostar no ramo de decoração e é apaixonado por obras de arte e composição de ambientes sofisticados, investir em uma unidade da Moldura Minuto é o ideal. Com 17 anos de atuação e mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil e, até fora do país, a marca acaba de lançar um novo formato de franquia, a Moldura Minuto Exprss.

O modelo foi pensado para cidades com menos de 150 mil habitantes, checkouts de hipermercado, streetcenters e locais de alta circulação. Com um valor total de investimento de R$ 110 mil, a MM Exprss pode ser instalada em locais com aproximadamente 30m², o que diminui o custo com ponto de venda, e contará apenas com a oficina e um balcão de atendimento. Este formato mantém o mesmo foco de produtos e serviços das demais unidades da marca e é ideal para quem não tem muito capital para investir.

Ficha de Investimento

Imobilização: R$ 54.700,00
Capital de giro: R$ 10.000,00
Instalações: R$ 4.000,00
Equipamentos: R$ 3.500,00
Móveis e utensílios: R$ 11.000,00
Comunicação visual: R$ 5.000,00
Estoque inicial: R$ 22.400,00

Violletta

violettaJá para quem é antenado no mundo da moda, a Violletta é a primeira grife de microfranquia de roupas femininas do Brasil. Apostando em um mercado sempre aquecido, que movimentou R$ 200 bilhões somente em 2016, a Violletta chega com uma proposta inovadora, apostando em vendas diretas. Desenvolvido por Rebeca Pinto, a nova microfranquia possui diferenciais que chamam atenção de quem busca empreender em um modelo de negócio versátil, lucrativo e de investimento acessível, a partir de R$10 mil.

A Violletta traduz a franquia do futuro, já que proporciona total flexibilidade em horários e locais, permite que o franqueado não tenha alto custo fixo com alugueis de ponto comercial e ainda garante total comodidade para o cliente na hora de realizar a compra. Ao investir em uma microfranquia Violletta, a empreendedora receberá a Clothes Bag, uma mala personalizada com as cores da logomarca da empresa, e também uma arara a ser montada para exibição dos modelos na casa da cliente. Uma página no FaceBook e Instagram, sempre com a padronização da marca, além de todo o treinamento necessário para captação de clientes, atendimento e fidelização.

Ficha de investimento

Taxa de franquia: R$ 5.000,00
Estoque inicial: R$ 5.000,00
Total: R$ 10.000,00
Faturamento médio mensal: R$ 12 mil

Instituto Embelleze

Em constante crescimento, o mercado de beleza é um dos mais procurados na hora de se investir. Para quem busca algo neste segmento, o Instituto Embelleze pode ser uma boa escolha. Ele é a maior rede de franquias do mundo quando o assunto é capacitação na área da beleza, com 392 escolas espalhadas por todo o país.

A franquia oferece cursos de cabeleireiro, barbeiro, maquiagem profissional, manicure e pedicure, entre outros. ‘‘ A demanda do Instituto Embelleze é cada vez maior, pois oferecemos a chance do aluno conquistar a qualificação profissional e, a partir disso, sua independência. O retorno rápido que a área da beleza possibilita também impulsiona as pessoas a ingressarem no ramo’’, explica o gerente de marketing do Instituto Embelleze, Eduardo Tegeler.

Ficha de investimento

Investimento inicial total: R$ 90 mil a R$ 235 mil
Taxa de franquia:de R$ 25 mil a R$ 69.900
Capital de giro: de R$ 11 mil a R$ 44 mil
Taxa de royalties: 8% do faturamento bruto mensal
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto mensal
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 30%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Número de funcionários: de 5 a 11 + instrutores

Seven Idiomas

sevenOutro setor que tem um bom histórico de crescimentoé o mercado de educação. Entre os exemplos de sucesso das redes de franchising que acompanham esse movimento está a Seven Idiomas, uma rede de cursos de inglês e espanhol, presente no Estado de São Paulo com 15 unidades. Com 30 anos de histórias, a franquia trabalha com parâmetros internacionais e oferece cursos não apenas em suas unidades, mas também em empresas e colégios, além de ser um Centro Autorizado Oficial de exames da Cambridge English (proficiência em inglês).

Ficha de investimento

Investimento inicial: R$ 220mil (não inclui reforma, pois depende do imóvel) dividido da seguinte forma:
Capital de instalação: de 100 mil
Taxa de franquia: de R$ 30 mil
Campanha de inauguração:R$ 20 mil
Capital de giro: de R$ 60 mil
Royalties: aproximadamente 0,5% do faturamento bruto
Taxa de publicidade mensal: 3% do faturamento bruto
Área: de 200 m2 a 400 m²
Nº mínimo de funcionários: de 6 a 10
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucro líquido médio mensal: de 20% a 30% do faturamento.
Prazo de retorno: em até 36 meses
Prazo de contrato: 60 meses

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove − dois =