Ponte Salvador-Itaparica avança com assinatura de protocolo

Rui e representante de grupo chinês assinam o protocolo de intenções para construção da ponte Salvador/Itaparica (Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA)

O governador Rui Costa recebeu representantes da estatal China Road and Bridge Corporation (CRBC), uma das quatro maiores do país asiático, ontem, no Palácio de Ondina, para assinar protocolo de intenções para construção da ponte Salvador-Itaparica. A minuta do documento foi finalizada no último fim de semana e é resultado de um longo processo na busca do governo do estado pela viabilização do projeto.

“É um investimento bastante expressivo. Estamos falando de algo em torno de R$ 7 bilhões. O que acabamos de assinar é um documento que autoriza a estatal chinesa a fazer os estudos necessários sobre a ponte. Durante um prazo de seis meses, eles analisarão detalhadamente o projeto arquitetônico, estrutural e financeiro. Após esses estudos, poderão bater o martelo sobre quanto custará a ponte e qual é a modelagem econômica e financeira para o projeto”, explicou Rui.

A estatal é responsável por grandes obras em países asiáticos, como Vietnã, Indonésia, Cambodia e Bangladesh. No Brasil, a Bahia será a porta de entrada para os investimentos da empresa. A CRBC irá enviar uma equipe para avaliar as condições ambientais que envolvem a obra e reestudar o projeto. “É uma empresa de grande porte, com muita experiência e tecnologia. Atualmente, das dez maiores pontes que estão sendo construídas no mundo, eles estão construindo cinco”, acrescentou Rui.

Dia histórico

Para o vice-governador e secretário do Planejamento do estado, João Leão, a assinatura representa um importante passo de viabilização do projeto. “Hoje (ontem) é um dia histórico para o estado da Bahia. Assinamos um protocolo de intenções com uma das maiores empresas do mundo, no intuito de construir a ponte Salvador-Itaparica, além da duplicação dos trechos que ligam Bom Despacho até Santo Antônio de Jesus e Nazaré até Valença. O objetivo é levar um grande desenvolvimento para essa região, com geração de empregos”, afirmou Leão.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, também participou do encontro. Pela empresa, que possui expertise na construção de pontes, portos e ferrovias, estiveram presentes o vice-diretor-geral da América do Sul, Zhang Xin, e o gestor de Marketing para o Brasil, Gao Yunhai.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 + 18 =