Capa > Economia Brasileira > IBGE diz que serviços caem 2,4% entre setembro e outubro
Apesar da variação positiva em janeiro, no acumulado em 12 meses, o setor de serviços na Bahia tem o terceiro pior resultado entre os estados pesquisados (Foto: EBC)
Apesar da variação positiva em janeiro, no acumulado em 12 meses, o setor de serviços na Bahia tem o terceiro pior resultado entre os estados pesquisados (Foto: EBC)

IBGE diz que serviços caem 2,4% entre setembro e outubro

O volume de serviços no país teve uma queda de 2,4% na passagem de setembro para outubro deste ano. Esta é a terceira redução consecutiva do indicador neste tipo de comparação, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor de serviços já havia recuado 0,3% em setembro e 1,6% em agosto.

Na comparação com outubro de 2015, a queda do volume de serviços chega a 7,6%, o maior recuo mensal da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. O setor de serviços também acumula quedas de 5% no ano e de 5,1% no período de 12 meses.

A queda de 2,4% na passagem de setembro para outubro de 2016 foi acompanhada por cinco dos seis setores dos serviços pesquisados pelo IBGE, com destaque para os transportes, serviços auxiliares de transportes e correios, que caíram 7%.

Outros setores em queda foram os serviços de informação e comunicação (-3,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%), atividades turísticas (-1,3%) e outros serviços (-0,5%).

Apenas os serviços prestados a famílias tiveram alta, ainda que pequena (0,1%), devido ao comportamento dos subsetores de alojamento e alimentação, que tiveram um crescimento de 0,5%.

Em relação à receita nominal, o setor de serviços apresentou quedas de 1,3% na comparação com setembro deste ano e de 3,1% na comparação com outubro de 2015. Nos acumulados do ano e de 12 meses, os serviços apresentam estabilidade. (Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil)

Share

Leia Também

Centro de compras registrou crescimento de aproximadamente 20% no fluxo de clientes (Foto: Divulgação)

Carnaval amplia fluxo de clientes no Salvador Norte Shopping

O Salvador Norte Shopping celebra o aumento de visitantes durante o Carnaval quando comparado aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 15 =

Share