Evento debate fanatismo religioso e o radicalismo político

Demétrio Magnoli atua como colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista do canal Globo News (Foto: Divulgação/Globo News)

O sociólogo e jornalista Demétrio Magnoli estará em Salvador para participar da terceira edição do Ciclo de Palestras Holiste, que irá debater o fanatismo religioso,  dia 22 de novembro (terça-feira), às 19h, no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep. O evento, que é gratuito, será aberto pelo médico psiquiatra e diretor da Clínica Holiste, Luiz Fernando Pedroso, que vai tratar sobre o tema “Radicalismo Político e Transtorno Mental”. Os dois palestrantes, após as conferências, participarão de uma mesa redonda, onde responderão às perguntas da plateia. As inscrições podem ser feitas no site palestras.holiste.com.br, mas as vagas são limitadas.

Graduado em Ciências Sociais e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Demétrio Magnoli atua como colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista do canal Globo News, onde discute sobre políticas internacionais. O sociólogo considera fundamental criticar uma visão simplista quando pensarmos em questões relacionados ao terrorismo e extremistas radicais. “O terrorismo jihadista é um fenômeno singular, no interior do fenômeno geral do terrorismo. A expressão ‘terroristas islâmicos’, que conecta o terror ao Islã — e, potencialmente, enterra um cenário complexo sob uma narrativa tão simples quanto sedutora. É fundamental evitar esse maniqueísmo e dissolver as noções de bem e mal que não são noções históricas nem de política internacional”, ressalta Magnoli.

Luiz Fernando Pedroso

Esta terceira edição do Ciclo de Palestras Holiste será aberta com a palestra do médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, que falará sobre a associação entre portadores de transtornos mentais e os comportamentos radicais. “Apesar de cada vez mais discutida, a doença mental ainda é muito subestimada. Isto porque ela muda de forma conforme a época, os costumes e o ambiente. Além disso, ela geralmente cria uma narrativa muito convincente para o olhar leigo. Porém, muitas vezes o que motiva uma ação política radical é um transtorno mental”, afirma Pedroso.

O Ciclo de Palestras Holiste é promovido pelo Centro de Estudos Holiste e já realizou nos meses de julho e setembro duas edições, reunindo psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental. O evento já contou com palestras do filosofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina); da pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual) e da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?).

Serviço:

O quê: Ciclo de Palestras Holiste.
Temas e palestrantes: “Fanatismo religioso”, do sociólogo Demétrio Magnoli e “radicalismo político”, do psiquiatra e diretor clínico da Holiste, Luiz Fernando Pedroso.
Onde: São Salvador Hotéis e Convenções – Rua Doutor José Peroba, 244 – Stiep.
Quando: 22 de novembro, às 19h.
Entrada: Gratuita.
Inscrições no site: palestras.holiste.com.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco − um =