Codecon vai fiscalizar Black Friday e orienta consumidores

A pesquisa apresenta os eletroeletrônicos como a principal escolha dos consumidores brasileiros (Foto: Rovena Rosa/AG. Brasil)

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (25) em todo o Brasil. Não é raro que algumas lojas aproveitem essa data para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período, ou elevem o preço do produto semanas antes para passar a impressão de que houve desconto. Essa prática é chamada de maquiagem de preço e é considerada publicidade enganosa.

Para coibir a ação, fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) estarão nas ruas de quarta (23) até o dia da Black Friday para fiscalizar lojas de eletrodomésticos, departamentos e congêneres, observando as condutas comerciais, principalmente no que tange ao cumprimento do valor dos produtos ofertados, e das publicidades falsas ou abusivas.

Recomendações

A Codecon orienta os consumidores a pesquisar com atenção se os produtos realmente estão mais baratos na hora de realizar as compras presencialmente ou a distância (através da internet). Outro cuidado importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja, verificando se ela possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

No ato da compra online, sempre é bom imprimir as páginas com a oferta do produto à venda, suas características e informações sobre a garantia. A Codecon também aconselha o consumidor a prestar atenção ao prazo de entrega e desconfiar de preços muito abaixo da média. É necessário pesquisar bastante também na concorrência. O consumidor que se sentir lesado ou quiser denunciar abuso pode entrar em contato com a Codecon pelo telefone 156.

O consumidor também deve evitar comprar de empresas que tenham sido denunciadas por trabalho escravo ou exploração irregular de matéria-prima. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a durabilidade do produto. O consumidor precisa se informar em fóruns ou junto ao fabricante sobre a vida útil estimada do produto e os problemas que costumam apresentar.

Também é importante estar ciente dos gastos que estão por vir. Logo depois da Black Friday e do Natal, chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula dos filhos na escola, material e uniforme escolar. Por isso, é importante os consumidores estarem conscientes da real necessidade de compra antes mesmo de efetuar o pagamento e saber se os gastos cabem no orçamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × cinco =