Black Friday registra faturamento de R$ 1,9 bi, informa Ebit

Dos que pretendem comprar, 68% deles querem comprar eletrônicos ou eletrodomésticos e 81% estão dispostos a gastar entre 300 e mil reais (Foto: Rovena Rosa/AG.Brasil)

O e-commerce faturou R$ 1,9 bilhão na Black Friday 2016, alta de 17% na comparação com 2015, segundo dados da Ebit, empresa referência em informações sobre o varejo eletrônico brasileiro. O número de pedidos cresceu 5%, para 2,23 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$ 653, 13% maior do que no ano passado. O levantamento leva em conta as compras feitas entre às 0h e 23h59 de sexta-feira (25).

Somado ao faturamento das quatro horas de quinta-feira (24), quando os principais e-commerces iniciaram suas promoções, o faturamento foi de R$ 2,06 bilhões, em linha com a previsão da Ebit, de R$ 2,1 bilhões para a edição de 2016. “Os varejistas se prepararam antes e anteciparam muitos descontos das categorias mais buscadas pelos consumidores e isso acelerou parte das vendas para a quinta-feira, mas os picos de consumo continuaram acontecendo na madrugada de sexta-feira, especialmente entre às 0h e 1h”, disse Pedro Guasti, CEO da Ebit.

O expressivo crescimento de 2016 mostra duas coisas, segundo Guasti. “A Black Friday está cada vez mais consolidada no calendário brasileiro do varejo e o crescimento do número de e-consumidores ativos, que subiu 17%, para 1,955 milhão, dos quais 281.264 usuários novos que fizeram sua primeira compra na internet”, diz o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

Tíquete médio

A alta no tíquete médio deve-se principalmente a maior participação de itens de maior valor agregado, porém potencializou uma mudança de comportamento do consumidor. “A crise econômica acabou ajudando a atrair novos consumidores que antes compravam produtos de maior valor agregado somente no varejo físico”, afirma.

Pedro Guasti acredita que o sucesso da Black Friday deve refletir-se também nas vendas do final de semana e na segunda-feira, conhecida como “Cyber Monday”. “A tendência é que os varejistas que ainda possuem estoque prolonguem suas promoções, praticando descontos semelhantes aos concedidos na noite de quinta-feira (24) e sexta-feira (25).

Confira o ranking das cinco categorias mais vendidas durante a Black Friday 2016 (Em volume de pedidos):

Categoria
1o. Eletrodomésticos
2o. Telefonia/Celulares
3o.Moda e acessórios
4o. Eletrônicos
5o. Informática

 

Confira o ranking das cinco categorias mais vendidas durante a Black Friday 2016 (em volume financeiro):

Categoria
1o. Eletrodomésticos
2o. Telefonia/Celulares
3o Eletrônicos
4o Informática
5o. Casa e Decoração

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − 1 =