A Airbus iniciou a montagem final do seu primeiro A330neo, um A330-900, com a junção das asas e da fuselagem central, na Estação 40 de sua linha de montagem final, em Toulouse (França). Mais novo membro da mais popular família de aeronaves wide-body do mundo, o A330neo baseia-se na comprovada economia, versatilidade e confiança da família e foi concebido para reduzir em mais de 14% o consumo de combustível por assento. As duas versões, A330-800 e A330-900, contam com os dispositivos de ponta de asas Sharklets, inspirado no design de ponta do modelo A350, além incorporar a última geração de motores Rolls-Royce Trent 700 e a nova cabine AirSpace by Airbus, para uma experiência definitiva em termos de conforto.
“Iniciamos com um cronograma bem apertado para o desenvolvimento, mas hoje estamos dentro do previsto”, afirma Odile Jubécourt, Head do programa A330 da Airbus. “Estou por feliz por atendermos os elevados padrões de maturidade e confiabilidade que nossos clientes esperam e quero agradecer a toda a equipe por essa grande conquista”, diz.
Graças ao baixo consumo de combustível da nova geração, o A330neo amplia as oportunidades de mercado para seus operadores ao oferecer um alcance adicional de 400 milhas náuticas, levando o alcance do modelo A330-900 para 6.550 milhas náuticas e o da versão A330-800 para 7.500 milhas náuticas. Até hoje, 10 clientes encomendaram um total de 186 aeronaves A330neo.
O A330-800 e o A330-900 são 99% similares e compartilham um percentual de 95% de comunalidade com toda a frota de aeronaves A330, pensada para otimizar custos e entregar flexibilidade a todos os seus operadores. As companhias também serão beneficiadas pela confiabilidade líder de mercado da família e dos custos com manutenção reduzidos.