No último ano, o Nordeste registrou um crescimento no número de unidades franqueadas, de 14,1% para 15,3%, ficando em segundo lugar entre as demais regiões do país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O potencial econômico dos estados tem atraído cada vez mais investidores focados em ampliar sua presença no Brasil, principalmente na Bahia, em Pernambuco e no Ceará, como é o caso da Arranjos Express – rede especializada na customização, ajustes e reparos de roupas com agilidade na entrega, além de soluções para peças de têxtil lar – que planeja inaugurar 10 novas lojas na região até o final de 2016.
Pensando em atingir esse mercado promissor, a rede de franquias portuguesa aproveita o bom momento do segmento de franchising para seguir firme em seu plano de expansão para todo o Brasil.
“Hoje, contamos com cinco unidades operando na Bahia, que respondem por 10% de nosso faturamento, mas queremos atingir um público cada vez maior no Nordeste. Acreditamos que o potencial econômico da região favorece nosso crescimento autossustentável”, afirma o fundador da marca, Paulo Alexandre. Atualmente, a marca conta com 53 unidades em operação em 10 estados brasileiros, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal.
Serviços – Para o executivo, o setor de serviços de confecção e moda tem bastante potencial de crescimento, uma vez que as pessoas estão deixando de recorrer aos atendimentos realizados no segmento apenas para ajustes de barra, por exemplo, e estão passando a entender melhor as possibilidades oferecidas pelos reparos. “As pessoas estão recorrendo aos pequenos consertos para identificar a qualidade do serviço e, em seguida, investir em customizações que, quando feitas com a qualidade oferecida pela Arranjos Express, dão origem a novas possibilidades para o guarda-roupa do dia a dia e representam uma economia no orçamento”, acrescenta.
Após encerrar 2015 com faturamento de R$ 11 milhões, a rede de franquias espera mais que dobrar seus rendimentos nesse ano, chegando ao valor de R$ 24 milhões. Além disso, a expectativa da companhia é fechar 2016 com 90 unidades em operação no país, o que representa um crescimento de quase 50%. Além das 53 franquias em território brasileiro, a marca ainda conta com 30 lojas em operação em Portugal, sua nação de origem, e espera manter sua internacionalização, chegando a outros países, como Angola, Rússia e Estados Unidos.
“No atual cenário econômico, acreditamos que um modelo como o nosso, de fácil gerenciamento e sem necessidade de estoque, é uma ótima oportunidade para quem busca ter próprio negócio e também para os jovens empreendedores, da chamada geração millenium, que já têm esse espírito de criar a própria empresa”, avalia Paulo Alexandre.