Capa > Economia Baiana > Operação Carga Pesada da Sefaz fiscaliza 11,7 mil caminhões
Ao todo, participam da Barreira Fiscal 35 agentes de tributos da Sefaz-Ba (Foto: Ascom/Sefaz)
Ao todo, participam da Barreira Fiscal 35 agentes de tributos da Sefaz-Ba (Foto: Ascom/Sefaz)

Operação Carga Pesada da Sefaz fiscaliza 11,7 mil caminhões

Em uma semana de atividade no posto fiscal de Vitória da Conquista (BR 116), a Operação Carga Pesada, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), verificou por leitura ótica a documentação eletrônica relativa às cargas transportadas por 11.700 caminhões. Desse total, 840 também passaram por pesagem e conferência física das mercadorias. A verificação dos documentos eletrônicos é feita de acordo com o novo modelo para a fiscalização do trânsito adotado pela Sefaz-Ba para tornar o processo mais ágil e eficiente.

Segundo o gerente de Mercadorias em Trânsito da Sefaz-Ba, Eraldo Santana, a operação tem como alvos os caminhões que transportam produtos com maior incidência histórica de irregularidades, como açúcar, carne, farinha de trigo, bebidas alcoólicas, álcool e material de construção. Dos caminhões que passaram por pesagem e conferência física das mercadorias, 146 foram notificados em função de irregularidades, somando R$ 500 mil em impostos e multas.

O principal objetivo da operação, explica o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, é mostrar que o fisco está atento, “o que estimulará os contribuintes a buscarem a regularização fiscal das mercadorias que circulam pelas estradas baianas antes mesmo delas chegarem aos postos”. O secretário destaca que este será um trabalho contínuo. Depois de Vitória da Conquista, a Carga Pesada irá se deslocar para outros postos fiscais do Estado.

“O propósito é intensificar o controle das mercadorias transportadas e identificar indícios de sonegação e outras irregularidades na documentação fiscal, levando-se em conta as possibilidades trazidas pelo novo modelo de fiscalização eletrônica implementado nos postos fiscais a partir das transformações produzidas pelo programa Sefaz On-Line”, observa Vitório. A equipe da Sefaz-Ba envolvida na Carga Pesada conta com a segurança de policiais militares vinculados à Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

Share

Leia Também

Objetivo da campanha é  incentivar a população a exigir a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica

Nota Premiada Bahia já conta com mais de 55 mil cadastros

Mais de 55 mil cidadãos baianos já se cadastraram na Nota Premiada Bahia, a campanha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 16 =

Share