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A Ação Cívico-Social (ACISO), encerrada neste sábado (23), atendeu 4.809 pessoas com serviços médicos e odontológicos, dentre outros (Fotos: Marcos Hilton / Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador)
A Ação Cívico-Social (ACISO), encerrada neste sábado (23), atendeu 4.809 pessoas com serviços médicos e odontológicos, dentre outros (Fotos: Marcos Hilton / Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador)

Ação da Braskem e Marinha atende quase 5 mil pessoas

Encerrada nesse sábado (dia 23/07), a Ação Cívico-Social (ACISO) promovida Braskem e Marinha do Brasil, atendeu 4.809 pessoas moradoras de Ilha de Maré e comunidades vizinhas. Durante os três dias do evento, na comunidade de Santana, em Ilha de Maré, foram oferecidos serviços de atendimento odontológico (restaurações, próteses, extração e saúde bucal); clínica médica; cardiologia; dermatologia; pediatria; ginecologia; obstetrícia; mastologia; nutrição e farmácia popular, além da realização de testes rápidos para sífilis, Aids, glaucoma e catarata. Durante a cerimônia de encerramento, que contou com a presença do vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval, também foram entregues os certificados de conclusão dos 15 participantes habilitados do Curso de Formação de Aquaviários.

A jovem Leane Neves dos Santos, de 23 anos, uma das formandas, estava emocionada. “É uma grande oportunidade”, afirmou. Durante a ACISO foram distribuídos também 9.469 medicamentos e realizados outros serviços gratuitos como: emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; regularização de embarcações; Balcão de Justiça e Cidadania; palestras educativas; atividades lúdicas e corte de cabelo. Além disso, a população teve a oportunidade de buscar vagas de emprego, orientações sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, no estande do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador.

O atendimento superou a expectativa dos organizadores do evento
O atendimento superou a expectativa dos organizadores

O atendimento superou a expectativa dos organizadores, que era de realizar uma média de 1.000 atendimentos por dia, de acordo com o Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Comandante do 2º Distrito Naval. “Além das tarefas diretamente ligadas ao cumprimento da sua missão, de preparo e emprego do Poder Naval para a defesa da Pátria, a Marinha do Brasil costuma contribuir com ações de cunho social, como a assistência prestada às comunidades ribeirinhas que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos por meio das chamadas ACISO. Essa é uma atividade que costuma motivar bastante os nossos militares, que participam das ACISO de forma voluntária”, destacou.

No seu discurso de encerramento, o Comandante agradeceu ao apoio de diversos parceiros, como a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o Tribunal de Justiça da Bahia, que, segundo ele, agregaram ainda mais valor aos serviços oferecidos.

Inclusão social  – O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Hélio Tourinho, parabenizou os formandos e salientou a iniciativa está alinhada com as diretrizes da empresa: inclusão social e promoção da cultura. “Faz parte do compromisso da empresa buscar a constante integração com as comunidades onde atua, promovendo ações socioambientais e fomentando as vocações regionais. A ACISO é uma iniciativa transformadora, de grande impacto para a comunidade, pois proporciona atendimento gratuito de saúde e cidadania a milhares de pessoas, e isso é muito gratificante para a Braskem”, ressaltou o gestor.

Mais de 100 profissionais em diversas especialidades estiveram envolvidos na ação, que conta com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval, Hospital Naval de Salvador, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Base Naval de Aratu, Prefeitura de Salvador, através da subprefeitura do Subúrbio e Ilhas, Polícia Militar da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A estrutura que será montada para o atendimento à população envolverá 17 barracas, duas embarcações e oito toneladas de equipamentos diversos.

Maré Boa é a marca que reúne as ações do Programa de Comunicação e Responsabilidade Social do projeto de TUP – Terminal de Uso Privativo da Braskem no Porto de Aratu. Através do Maré Boa serão realizadas ações sociais, de educação ambiental e valorização da cultura nas comunidades de Candeias e Ilha de Maré, com foco no desenvolvimento regional.
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