Capa > Economia Baiana > Missão baiana conhece o maior sistema de VLT britânico
O Docklands Light Railway (DLR) é o maior sistema de veículos leves da Inglaterra
O Docklands Light Railway (DLR) é o maior sistema de veículos leves da Inglaterra

Missão baiana conhece o maior sistema de VLT britânico

No segundo dia de trabalho em Londres, uma comitiva do governo baiano, que tem o objetivo de captar parceiros para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, visitou, nesta terça-feira (26), o Docklands Light Railway (DLR), maior sistema de veículos leves da Inglaterra. A comitiva também se reuniu com a diretoria da KPMG consultoria, que vai apoiar os estudos para implementação do VLT em Salvador.

Na segunda-feira (25), o grupo, formado pelo superintendente de Promoção do Investimento do Estado, Paulo Guimarães, pela técnica em PPP da Secretaria da Fazenda, Camila Silva, e pela assessora de Assuntos Internacionais, Fernanda Régis,
participou de treinamento em Parceria Público Privada (PPP), na London School Of Econômics and Political Science.

Comitiva do governo baiano tem o objetivo de captar parceiros para a implantação do VLT em Salvador (Divulgação/GOVBA)
Comitiva do governo baiano tem o objetivo de captar parceiros para a implantação do VLT em Salvador (Fotos: Divulgação/GOVBA)

“As visitas que fizemos hoje ao sistema de Veículos Leves sobre Trilhos aqui de Londres e a reunião com os representantes da KPMG demonstraram que investimentos em infraestrutura de transporte são vetores de desenvolvimento quando associados a planos de desenvolvimento urbano”, comentou Paulo Guimarães.

Ainda segundo o superintendente, “o apoio do governo britânico e de empresas privadas pode se constituir em um reforço importante para a viabilização do VLT, que será concentrado a princípio no Subúrbio de Salvador, podendo se estender a outras áreas da capital baiana. A PPP vem se consolidando como alternativa viável para assegurar investimentos governamentais em áreas estratégicas”.

PPP – Na quarta-feira (27), a missão apresenta a experiência baiana em PPP durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund, formado com 0,08% do total de receitas do Reino Unido. A entidade oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e selecionou o projeto baiano para concessão de apoio técnico.

Organizada pela Embaixada Britânica no Brasil em parceria com a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) e a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a visita prossegue até sexta-feira (25). Pautada na troca de experiências práticas, a missão tem ainda a participação de líderes e gestores envolvidos na formulação e na implementação de projetos de PPP em outros estados e municípios brasileiros.

As parcerias que resultaram na Missão Técnica ao Reino Unido foram articuladas pela RedePPP, que é coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e reúne mais de 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

Share

Leia Também

Muita gente compareceu hoje ao Palácio de Kensington para homenagear Diana, a Princesa de Gales (Foto: Will Oliver/EFE))

Os 20 anos da morte de uma princesa que comoveu o mundo

Os príncipes ingleses William e Harry lembram nesta quinta-feira (31), de forma privada, sua mãe, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Share