Capa > Atualidade > Integração entre metrô e ônibus já beneficia 300 mil usuários
Atualmente, são 150 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá (Foto: Daniele Rodrigues / Ascom Sedur)
Atualmente, são 150 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá (Foto: Daniele Rodrigues / Ascom Sedur)

Integração entre metrô e ônibus já beneficia 300 mil usuários

Em vigor desde janeiro, e ampliada ao longo do ano, a integração entre o metrô de Salvador e os ônibus urbanos e metropolitanos tem um número crescente de adesões: atualmente, 15 mil pessoas usam diariamente o sistema de forma integrada. Ou seja, mensalmente, a média de pessoas que usam o metrô e complementam as suas viagens com os ônibus urbanos ou metropolitanos (ou fazem o caminho contrário, começando nos ônibus e chegando ao seu destino final de metrô) é de mais de 300 mil.

Com a média diária atual de usuários do metrô em 39 mil passageiros, a porcentagem de integração chega a quase 40%. Desde o começo da integração, houve um aumento de 70% no número de usuários do metrô.

A expectativa é que, com a ampliação do número de linhas urbanas integradas ao metrô, os números da integração aumentem ainda mais. “A integração é necessária e precisa evoluir para uma integração total, com todas as linhas da cidade, de forma que beneficie amplamente toda a população. E, assim, todo usuário do transporte público possa fazer uso do metrô, um modal seguro, rápido e confortável, sem que para isso precise pagar algo a mais do que uma passagem”, ressalta o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello.

O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, destaca que, desde que o Governo do Estado assumiu a gestão do metrô, este foi pensado como parte de uma rede que necessita de integração. “Desde o início do projeto do metrô, ele foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana de Salvador, especialmente para a capital, o que significa que o metrô faz parte de uma rede. Ou seja, integrado a todos os modais, conforme nosso pensamento para a política estadual de mobilidade”.

Pague um, ande em dois – No caso de viagem em ônibus das cidades vizinhas a Salvador, o passageiro não paga nada além do valor da passagem do transporte metropolitano para fazer a integração com o sistema metroviário. No sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus metropolitano. No sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô, e o valor restante (variável de acordo com cada linha) será debitado ao passar o cartão no ônibus metropolitano. Se a integração for com ônibus urbano, o valor descontado é R$ 3,30 no primeiro modal, sem nova cobrança no momento da integração.

Cartão obrigatório – Para utilizar o benefício da integração é necessário o uso dos cartões Metropasse, SalvadorCard ou do metrô. O cartão do metrô opera com interoperabilidade nos três sistemas: metrô, ônibus metropolitano e urbano. Os cartões de ônibus operam cada um em seu referido modelo e no metrô. Os cartões e créditos da CCR Metrô Bahia devem ser adquiridos nas bilheterias das estações do metrô.

Atualmente, são 150 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá. O benefício para as linhas urbanas é válido mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard por um período de duas horas.

Região Metropolitana – Atualmente, 19 linhas metropolitanas são integradas ao metrô na Estação Retiro, contemplando as cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. O benefício abrange todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana que chegam a Salvador via BR-324 com destino à Lapa, e ainda linhas cujo destino final é o Terminal da França ou Pituba, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício, por um período de três horas.

Share

Leia Também

Agora são 29 quilômetros de trilhos passando por 18 estações  (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Metrô de Salvador avança mais 7,5 km e chega até Mussurunga

Em cerca de 30 minutos o baiano já pode, a partir desta segunda-feira (11), cruzar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dois =

Share