Solenidade de entrega do Prêmio Polo ocorre nesta quinta-feira

Prêmio Polo traz uma contribuição para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes (Foto: Divulgação)

O Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente destaca as empresas que apresentaram as melhores performances em gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari. A solenidade de premiação ocorrerá nesta quinta-feira, dia 16 de junho, às 14h, no teatro da Cidade do Saber, em Camaçari. A partir dos resultados obtidos nesta edição, uma feliz evidência: a boa performance das 18 unidades industriais premiadas, seis das quais na categoria Excelência – um patamar que apenas três empresas tinham conquistado ao longo das 17 edições anteriores do prêmio.

Referência nacional para a indústria, o Prêmio Polo de SSMA traz uma contribuição para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes e de gestão de segurança, saúde e meio ambiente das empresas do Complexo Industrial, que comemora este mês 38 anos de operação. O principal termômetro para esta avaliação é o rigoroso processo de auditoria, que reúne mais de 1.400 quesitos e obriga as empresas a apresentarem mais de três mil evidências para alcançarem a condição de “Excelência”.

“O Prêmio Polo estimula a prevenção de acidentes e a melhoria contínua de desempenho nas áreas de SSMA, funcionando ainda como fator motivacional e como oportunidade de intercâmbio de experiências entre os profissionais das áreas envolvidas”, observa o superintende do Cofic, Mauro Pereira, lembrando que o avanço do Polo na área de SSMA tem sido reconhecido pelos órgãos de fiscalização e servido como referência para implantação de modelos similares em todo o estado da Bahia.

Experiências – Como afirma o superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Calheira, “a premiação tem contribuído também, e de forma significativa, para a troca de experiências e boas práticas em SSMA entre as empresas e seus profissionais. Mobiliza todas as áreas da empresa e sua força de trabalho nas apresentações de evidências, com consequente envolvimento nas ações preventivas, tornando o ambiente de trabalho mais seguro”. Segundo o superintendente, algumas das melhorias mais significativas ocorreram na área de ergonomia, higiene ocupacional, segurança de processo, gestão em saúde ocupacional e meio ambiente. Ele destaca também o comprometimento das lideranças das empresas na adoção de medidas preventivas.

O Prêmio Polo SSMA foi criado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) com o objetivo de estimular a troca de experiências entre as empresas e fomentar a melhoria na gestão de segurança, saúde e meio ambiente, além de contribuir para a redução de acidentes e consolidar a posição do Polo como um complexo ambientalmente seguro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × 5 =